Universitário, concurseiro e estudante: como enfrentar o 2º semestre

CAPA ALUNO

O primeiro mês de volta às aulas é sempre cheio de novidades, muitas informações novas e até mesmo mudanças.

E aproveitando o dia do estudante, vamos dar algumas dicas interessantes para você ter um segundo semestre impecável.

FACULDADE:

-LEIA MAIS EM MENOS TEMPO

Quem está em uma universidade sabe a quantidade de textos, livros, artigos que os professores indicam, mas muitos acabam lendo apenas o que é obrigatório, e mesmo assim ainda não é aquela leitura eficiente.

Dica: Separe todos os textos que precisa ler e divida as páginas de acordo com seu tempo. Desse modo: vamos supor que você precisa ler 40 páginas de um livro que contem as informações que precisa. Divida a quantidade de página pela quantidade de dias que você pode realizar a leitura. Quem sabe 5 páginas por dia te ajude? Seja no ônibus, trabalho, banheiro, filas, onde você estiver abra um tempinho para suas leituras.

– TRABALHOS E MAIS TRABALHOS

Professor nenhum tem dó de aluno, então, é trabalho e mais trabalho ao longo do semestre/ano. As vezes resumo, apresentação, seminário tudo de uma vez só. Se você tem um grupo, divida as tarefas de acordo com a capacidade de cada um. Até mesmo aquele que não faz nada, dê a ele pelo menos a função de imprimir o trabalho. Mas exija que todos façam alguma coisa.

A dica da leitura se encaixa aqui também, se você organizar bem o seu tempo fazer um pouquinho dos trabalhos por dia, com certeza você vai ter mais resultado.

Ah, se esforce para não fazer tudo na ultima hora.

ENSINO MÉDIO

– ACOMPANHAR AULAS

Ensino médio talvez seja os 3 anos mais “sofridos” pelos alunos, muita informação nova, muita expectativa para o vestibular e principalmente: MUITA MATÉRIA! Talvez essa seja a maior dificuldade de um estudante do E.M, afinal, em um único dia ele pode ver até 10 matérias diferentes. Como acompanhar tudo?

Você tem que se concentrar, isso não há dúvidas. Enquanto o professor estiver falando, preste atenção no que ele diz e anote tópicos. Sim, tópicos de informações. Se você tentar anotar todas as informações que ele falar, de uma vez, você vai se concentrar mais no que esta escrevendo, e não no o professor está ensinando. Você pode até fazer tópicos com palavras chave. Mas claro, se você não estiver prestando atenção no que ele falar, quando for estudar sozinho, não vai conseguir entender nada. Fazendo isso, podemos falar sobre:

-ROTINA DE ESTUDOS

Não tem uma regra. Você mesmo vai descobrir como deve ser a sua rotina de estudos. Mas se você não souber por onde começar, o ideal é rever as matérias que você aprendeu no dia. Ou seja, surgiu uma matéria nova em matemática? Estude ela em casa, para ficar mais “fresco” na memória e conseguir estudar/aprofundar sozinho. Mas se na aula de português a professora apenas revisou conteúdos, não há necessariamente de rever em casa.

E claro, não precisa ser literalmente sozinho. Reunir um grupo de amigos depois do horário de aula para rever essas novas matérias, fica mais divertido e você pode tirar dúvidas com eles.

DICA EXTRA PARA QUEM ESTÁ EM DÚVIDA SOBRE QUAL PROFISSÃO SEGUIR (VESTIBULAR):

– Ao longo do ensino médio, deve ter, lá no fundinho, alguma matéria que você se identificou. Algum assunto que despertou curiosidade, algum livro que gostou de ler… preste atenção nesses “sinais”. Não é necessariamente durante aquela aula (chata) de química que você vai perceber, mas quem sabe uma conversa com a professora pode “abrir sua mente”. E claro, tudo no SEU tempo. Escolha sua profissão com calma e tente se imaginar nela com 30 anos, se você se imaginar realmente feliz fazendo o que escolheu, vá em frente. Se não, busque mais “sinais”.

CONCURSEIROS

-MOTIVAÇÃO

Se te perguntarem agora “qual a sua motivação para passar em um concurso público?” e a primeira coisa que passar na sua mente for “um bom salário e estabilidade profissional”, PARE. Não que isso esteja errado, é claro que isso é uma baita motivação, mas conhecer e entender de verdade o cargo que você esta concorrendo vai fazer toda a diferença na hora de estudar.

Ou melhor, você até pode ver que o cargo que escolheu não é o exatamente o que esperava.

Encontre sua motivação e se faça a pergunta: “passar nesse concurso e conseguir esse cargo é o sonho da minha vida?”

Bom, esperamos que vocês, estudantes, tenham um ótimo retorno às aulas e esperamos fazer parte disso também :)

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...