Três dicas de como lidar com diferentes tipos de pessoas no trabalho

workplace-1245776_1280
Vida profissional | 29 de novembro de 2016 |

A convivência é algo bastante difícil. Principalmente, porque cada ser humano se comporta de uma maneira, possui uma determinada personalidade e no trabalho adota um perfil que pode não ser o mais fácil de lidar. Muitas vezes é necessário ter paciência e jogo de cintura para construir um relacionamento saudável com os colegas de trabalho, já que é inevitável passar boa parte do dia com pessoas até então desconhecidas para você.

Provavelmente, na sua rotina, você vai cruzar com colegas de trabalho que são multi-tarefas, extrovertidos, otimistas, proativos, inovadores, que trabalham muito, que são eficientes, tímidos ou introspectivos. Enfim, cada colaborador possui uma característica peculiar e o importante é respeitá-los e lidar com as adversidades sem atrapalhar o dia a dia do trabalho.

Para tornar essa convivência mais simples, separamos três dicas que se encaixam para qualquer tipo de pessoa. Coloque-as em prática e nos conte o resultado:

Tenha autocontrole

O autocontrole é essencial para evitar conflitos desnecessários e também para lidar com profissionais que na sua concepção são difíceis de conviver. Por isso, não haja de forma impulsiva, na maioria das vezes a perda de controle só acarreta em maiores problemas, como o arrependimento.

Pratique a inteligência emocional

Praticar a Inteligência Emocional pode ser um fator decisivo para você saber e conseguir conviver com as pessoas do seu trabalho. Ela compreende a forma e capacidade de ouvir o próximo e de saber se comunicar da melhor maneira possível, evitando conflitos. O segredo é saber controlar as suas ações.

Coloque-se sempre no lugar do outro

Está com dúvidas de como agir em determinado caso? Coloque-se no lugar da outra pessoa e tome a sua decisão. Compreenda a posição e as atitudes alheias e tire suas próprias conclusões de como deve agir em determinada situação, ou até mesmo no modo que deve abrir um diálogo com o seu colega de trabalho.

E você, qual o seu perfil no trabalho? Conte para hoje.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...