Tem dificuldade para falar em público? Confira algumas dicas que preparamos para você

falar-em-publico
Vida profissional | 23 de junho de 2016 |

Em algum momento de sua vida, você precisou falar em público. Voltará a precisar falar em público em outras situações, sejam elas profissionais ou pessoais. Por isso é importante desenvolver alguma habilidade em situações em que várias pessoas estão atentas ao que você tem a dizer. É verdade que há pessoas que parecem ter nascido naturalmente aptas para isso, mas não se trata de algo intrínseco ao ser humano. Falar bem em público é também uma técnica, que, portanto, pode ser aprendida, por meio de algumas dicas. Separamos algumas abaixo.

Prepara-se!

Preparação é o segredo de praticamente todas as tarefas – e a de falar bem em público não fica de fora delas. Saiba o máximo que puder sobre o conteúdo que irá expor e nunca pense em uma fala que dure exatamente o tempo que você dispõe, o ideal é você conseguir discorrer por pelo menos o dobro do tempo.

Além disso, para se sentir confiante, treine em frente ao espelho ou diante uma câmera. Outra boa opção é discursar para um pequeno grupo de pessoas, como alguns familiares ou amigos. Isso garante um bom nível de espontaneidade.

Faça um roteiro

Confiar na memória pode ser um dos principais erros na hora de falar para uma plateia, principalmente se você é iniciante. Imagine a situação: você começou a expor sua ideia, mas esqueceu de uma palavra chave, provavelmente você se sentirá desestabilizado e inseguro para continuar. É para este tipo de ocasião que o roteiro pode ser o seu melhor amigo. Nele, você colocará as principais etapas da exposição, além de frases marcantes, e, por isso, caso você se esqueça de algo, poderá consultá-lo.
E lembre-se: você não deve decorar o que deve falar, e sim entender completamente o assunto. Há diferença entre eles.

Pra quem você está falando?

Cada público possui características e expectativas únicas. Por isso, para direcionar com assertividade sua comunicação é importante conhecer seu público. Descubra qual o nível intelectual das pessoas, até que ponto conhecem o assunto e a faixa etária predominante dos ouvintes. Isso irá permitir que você fale com mais tranquilidade sobre o tema. Se for uma apresentação que será apresentada em vários lugares, opte por um mini projetor, assim você tem a apresentação sempre nas palmas da mão!

Início, meio e fim

Ter continuidade na fala é algo que também faz parte da preparação do texto, mas é importante ter isso em mente ao longo de todo o discurso para não se perder. Cumprimente os ouvintes e diga qual tema irá abordar. Assim, a plateia irá acompanhar todo o raciocínio com mais facilidade, afinal saberá aonde deseja chegar. Em seguida, comece o discurso e, ao final, esteja convicto que terminou a ideia. Se no meio de sua frase, precisar apontar algo ou chamar atenção de seu público para algo específico de sua apresentação, o mais indicado é você ter um Laser Pointer, assim você consegue continuar sua fala sem interrupções.

Chegou a hora! Respire!

Procure ficar tranquilo e manter uma postura confiante.  Tente mostrar que você está em uma posição confortável. Se você tiver um apresentador na mão, melhor ainda, assim você não precisa pedir à alguém passar os slides de sua apresentação, fazendo com que se distraia de sua fala. Além disso, mantenha o seu tom de voz em um nível agradável, nem muito alto nem muito baixo. Lembre-se de direcionar sua fala e olhar aos seus ouvintes, desenvolvendo um campo relacional com eles. E o mais importante: seja o mais natural possível.

 

Essas são algumas das dicas básicas para iniciantes. Caso, você tenha uma necessidade constante de falar em público, opte por cursos que te ensinarão todos os atalhos, macetes e coisas importantes de se ter em mente para ser um mestre diante de plateias.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...