Quatro perguntas para se fazer quando a sua ideia de negócio já existe

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Empreendedorismo | 23 de setembro de 2016 |

Ideias inovadoras são sempre bem-vindas. Principalmente na hora de tirar o seu negócio do papel e se tornar um empreendedor. Mas, e se no meio deste longo – e muitas vezes árduo- caminho, você descobre que o seu projeto não é tão único assim? O consultor e mentor Leonardo Criscoulo, especialista em empreendedorismo social, afirma que isso não significa, necessariamente, o fim da linha.

“É claro que empreender de forma criativa é o melhor cenário, mas não é o único. É possível, sim, obter sucesso com negócios que já existem e, caso você tenha o apoio ideal, pode ser até mais promissor. Afinal você consegue se espelhar em algo que já foi validado e melhorar possíveis falhas”, afirma Leonardo.

Confira abaixo cinco perguntas que, de acordo com o mentor, são essenciais na hora de empreender em algo que já existe.

É possível ter outra abordagem?

A primeira pergunta é ainda tentando transformar o seu negócio em algo original e único no mercado. Quem sabe pensar em outro formato? Ou readequar o projeto para outro público-alvo. Enfim, é o momento de analisar todos os prós e contras e tentar encontrar uma segunda versão da sua ideia.

Ainda vale a pena?

Caso você não consiga enxergar diferentes formatos ou modo de diferenciar o seu negócio do outro já existente, Leonardo propõe algumas reflexões para saber se ainda vale a pena investir na ideia inicial: o seu projeto foi executado, mas as pessoas conhecem? A ideia deu certo? Se não funcionou, é porque a ideia não é boa o suficiente ou foi feita uma versão ruim dela? De acordo com essas respostas, você pode decidir por ir a diante ou dar alguns passos para trás.

A fase de validação ainda é importante?

Mesmo com a ideia já posta em prática, a validação ainda é extremamente importante. É na hora de validar que você encontra possíveis falhas e modos de solucioná-las da melhor maneira. Além disso, você entra em contato com o seu público e já consegue enxergar a aceitação dos futuros clientes para com o seu negócio. Para Leonardo a fase de validação é sempre essencial e nunca deve ser deixada de lado.

Como evitar os erros do concorrente?

Validou? É hora de aproveitar as vantagens de já existir um negócio como seu: minimizar os erros cometidos pelo seu concorrente. Para isso, você pode usar tanto as informações adquiridas no momento da validação, como também as selecionadas na análise da concorrência.

Acredita que depois de responder essas cinco perguntas você está pronto para dar continuidade ao sem empreendimento? Divida sua experiência conosco.

 

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