Quais precauções devo tomar em compras online?

compras online
Vida profissional | 5 de outubro de 2015 |

O site da Staples você já conhece e o padrão de segurança que envolve nossas vendas também: seus dados são secretos, mas você tem acesso aos nossos; todo o processo de aquisição é transparente; e você pode confiar em nosso selo de privacidade. Mas infelizmente esse modelo não é aplicável em todos os e-commerces espalhados pela internet e, especialmente com seus dados financeiros, em caso de dúvida é melhor desconfiar – ou, então, seguir algumas regrinhas básicas que podem te prevenir dos chamados crimes virtuais.

Quem lista essas recomendações é Christian Printes, advogado especialista em Direitos Difusos e Coletivos do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC). Segundo Printes, a principal saída para diminuir as fraudes está nas mãos dos próprios usuários. Basta se conscientizar dos cuidados a serem tomados.

Confira as medidas que, segundo o advogado, são indispensáveis antes de qualquer aquisição online:

Verifique a idoneidade do site: A primeira recomendação é procurar informações sobre a empresa. Basta uma pesquisa prévia na internet, nos sites de busca ou em plataformas exclusivas para reclamações, como o serviço público disponibilizado pelo próprio governo, em que você pode se comunicar com as empresas participantes para registrar sua reclamação e receber uma resposta direta em até 10 dias.  Além disso, você pode coletar referências de amigos e familiares.

Entenda o site: Antes de finalizar a compra, entenda como funciona o site. Verifique quais são os procedimentos para reclamação, devolução do produto e prazo para entrega. É importante navegar bastante para saber quais são os seus direitos e a quem recorrer caso as coisas saiam da normalidade.

Adquira informações sobre a empresa: Informações nunca são demais. Principalmente quando se trata de uma compra online. Por isso, busque o nome e os dados do fornecedor, o CNPJ, a política de privacidade e o endereço físico da empresa. Além disso, preste atenção para os métodos de segurança do site: ele possui cadeado e selos de segurança? Quais serviços estão disponíveis? Geralmente, a confiabilidade de um site pode ser medida por meio destas garantias.

Documente sua compra: Mesmo que você já tenha realizado compras anteriores no site, o ideal é documentar todas as aquisições online. Por isso, tire print screen da finalização da compra, do e-mail de confirmação do pagamento, do rastreio do produto e do status de cada fase da mercadoria.

Teste o produto: Mesmo quando o produto já estiver em sua casa, você ainda possuirá direitos sobre a compra. Por isso, teste a mercadoria e verifique se ela, realmente, é a mesma que você adquiriu na loja online. Caso ao contrário, você pode optar pela troca ou devolução do seu dinheiro.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...