Precisando de uma grana extra? Confira como conciliar dois empregos

smart-watch-821562_1280
Vida profissional | 14 de junho de 2016 |

Conciliar as atividades diárias entre profissão, família, estudos e lazer já não é uma das tarefas mais fáceis. Imagine para quem opta pela jornada dupla de trabalho e divide o seu tempo entre dois empregos? Este é o caso de Eduardo Pimenta, auxiliar de administração em uma empresa de usinagem durante o dia e assistente de telemarketing no período da noite.

“Ter dois empregos é desgastante, claro, mas, às vezes, é necessário. Precisava juntar dinheiro para ingressar na faculdade de Administração e comprar uma moto, foi então que decidi ir em busca de um segundo trabalho. Acho que o ponto principal para conseguir conciliar todas as atividades é a organização, o dobro dela, se possível”, conta.

Há dois anos Eduardo vive entre o telemarketing e o escritório de administração e, de acordo com ele, o empenho vem surtindo efeito, afinal o futuro estudante já juntou mais de 90% da meta inicial estipulada.

“Eu não preciso disso. Meu marido tem dois empregos!”

Para ajudar você a se organizar nesta jornada dupla, caso necessário, separamos, juntamente com Eduardo, algumas dicas importantes. Confira:

Priorize as responsabilidades

Conciliar dois empregos vai fazer com que o tempo fique mais curto que o normal. As semanas serão longas, por isso é muito importante que você priorize suas tarefas – principalmente as domésticas. Para Eduardo isso faz com que um processo e uma rotina seja estabelecida e você alivia os problemas imediatos.

Atente-se à sua carreira

É muito complicado ter que estar atento a duas tarefas ao mesmo tempo – e principalmente quando os setores são diferentes, como é o caso de Eduardo. Esse choque de atividades pode fazer você perder algumas oportunidades de crescer profissionalmente em uma empresa ou outra. Tenha foco para entender o que é mais importante no momento.

Reserve um tempo para sua vida pessoal

Talvez você possa sentir que não há mais uma folga para se dedicar a sua vida pessoal e social, porém reservar algumas horas por semana para isso é necessário. Caso ao contrário, será exaustivo e poderá afetar a sua saúde e qualidade de vida. Fique atento ao desgaste físico e mental.

Estabeleça uma meta

Não é saudável se manter em uma rotina de dois trabalhos por muitos anos. Uma boa solução é estabelecer metas. Ou seja, até que ponto você precisa dessa dupla jornada? Até se formar na faculdade ou comprar seu imóvel próprio? Enfim, independente da causa, é importante traçar uma meta e uma planejamento.

Esteja preparado para adotar o estilo multitarefa

Algumas vezes, provavelmente, sua atenção será necessária em ambos os trabalhos. Seja diplomático e explique a situação para o seu chefe e colegas de trabalho. O diálogo e a verdade são os seus melhores amigos nessas situações.

E você, possui dois empregos e acrescentaria mais alguma dica nessa lista? Divida com a gente.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...