Pensando em empreender? Saiba as dificuldades de crédito para as PMEs

Crédito
Empreendedorismo | 1 de dezembro de 2015 |

A Staples sabe que ser um empreendedor – principalmente em micro e pequenas empresas – não é nada fácil. Além das dificuldades para entender o mercado e criar soluções criativas, os empresários precisam lidar com um complicado desafio: a disponibilidade de crédito.

O micro empreendedor Aroldo Martins relata que desde quando entrou no ramo empresarial, cerca de 20 anos atrás, o processo para adquirir crédito passou por altos e baixos, mas atualmente enfrenta uma grande retenção. “Faço parte do grande número de brasileiros que deseja ter o próprio negócio, porém, para isso sempre precisei recorrer a empréstimos e linhas de créditos no banco. Historicamente o processo é cheio de burocracias e empecilhos para o pequeno empreendedor, mas nunca foi tão difícil como nos últimos meses”.

Pesquisa realizada pelo Sebrae-SP confirma a dificuldade apontada por Aroldo. De acordo com os resultados divulgados, menos de 1% dos empresários e microempreendedores individuais (MEIs) recorreram a empréstimos bancários para abrir seus negócios, justamente por saber da dificuldade do processo principalmente com o atual ambiente econômico.

Em ano de retração da economia, a disponibilidade de crédito para PME também é drasticamente afetada. Isso porque os bancos endurecem o acesso ao crédito a grupos com alta inadimplência e o segmento de micro e pequenas empresas apresenta uma taxa de 5,1% de dívidas atrasadas, segundo dados do Banco Central. Além disso, fatores como volume de negócios reduzido e falta de capital de giro para dar fluxo no caixa faz com que os bancos restrinjam os recursos.

Aroldo sente essas dificuldades na prática. Para o empreendedor é indiscutível que as micro e pequenas empresas acabam encontrando mais obstáculos para conseguir financiamentos. “Muitas vezes somos marinheiros de primeira viagem, por isso as questões burocráticas já travam grande batalhas. No entanto, no meu caso, sinto que é também uma falta de garantia para os bancos. Por exemplo, preciso sacar mais do que o meu faturamento permite e o limite do empréstimo não é suficiente para o investimento que eu pretendo. Isso é um sinal de risco. Achar o equilíbrio entre receitas e capacidade de pagamento é a minha principal dificuldade”, revela.

Para Aroldo, nada indica que este cenário vá mudar nos próximos meses. Por isso, ele recorre a alternativas como antecipação de recebíveis ou o limite do cheque especial ou do cartão de crédito. “Estou há cinco meses tentando que o meu crédito seja aprovado pelo banco. Neste meio tempo terminei o projeto para o meu novo empreendimento, prospectei funcionários e finalizei tudo o que era possível até então. Só falta o dinheiro. Não tive escolha, então optei por linhas de crédito mais caras”, finaliza.

Como afirma Aroldo, ter o seu próprio negócio requer planejamento tanto financeiro quanto empresarial, afinal empreender é como navegar em um mar desconhecido. Por isso, analisar todas as possibilidades é um grande passo para obter sucesso. Uma das possibilidades é a Staples. Nós garantimos créditos a micro e pequenos empresários por preços módicos. Consulte nossa área comercial.

Nos últimos anos, temos atuado muito próximos das PME fazendo a vida dos nossos clientes muito mais fácil na hora de comprar todos os matérias e suprimentos para o dia a dia do seu negócio. E agora garantimos crédito fácil e rápido para o empreendedor desde o primeiro dia de vida do seu negócio. Temos o jeito certo para garantir as compras de matérias para o seu escritório.

Neste cenário de dificuldades econômicas, a Staples se posiciona mais uma vez ao lado dos seus clientes e parceiros.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...