Pare por alguns minutos e faça seu dia render mais

Coffee Break_post
Vida profissional | 4 de maio de 2015 |

Quer manter seus colaboradores concentrados no trabalho? Então dê a eles uma razão para ficar no escritório, como uma sala de coffee break devidamente abastecida. Isso evita que grupos deixem a empresa de hora em hora para tomar café na padaria ou lanchonete da rua. Por mais próximas que elas sejam, a perda de tempo é enorme e a empresa só vai sentir os efeitos colaterais dessa conduta ao olhar os resultados do fim do mês.

Uma sala para coffee break é mais que um investimento. Para o colaborador, é um sinal de que a empresa está disposta a oferecer maior conforto e a abrir um espaço para que equipes criem laços que podem render benefícios diretos para o dia a dia. Produtos e processos podem ser copiados, mas contar com pessoas motivadas com uma relação mútua de confiança é um diferencial que você pode impor à concorrência.

Os benefícios alcançam a todos, inclusive aqueles recebem clientes para falar sobre projetos. Muitas vezes, o único saldo da reunião é uma nova reunião, o que faz com que prazos atrasem mais e mais. Em casos assim, uma sala para coffee break pode ajudar sua equipe a virar o jogo. Estudo da Universidade de Illinois (EUA) mostra que “mesmo pequenas pausas durante uma tarefa podem ajudar melhorar a concentração por um período prolongado”. Quem entra em reuniões que têm tudo para se transformar em maratonas deve adotar essa estratégia para recuperar as energias.

Mas como admitir parar por alguns minutos em uma arena tão competitiva quanto um escritório? De um lado, colaboradores se sentem culpados e preferem não interromper o expediente. De outro, existem aquelas pessoas que simplesmente “esquecem” de se levantar por alguns minutos. Para esses, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Alguns aplicativos como o Coffee Break (Mac) e EyeLeo (Windows) permitem ajustes para abrir alertas e até mesmo começar a escurecer a tela para gentilmente obrigá-lo a sair da frente do computador.

Uma vez longe da mesa de trabalho, a Staples entra em cena. A seção de mercearia tem os produtos que não podem faltar para melhorar o dia a dia da sua equipe. Ali você encontra bebidas, chás, cafés, leite em pó e achocolatados, além de biscoitos e utensílios como copos, talheres e guardanapos. Mas e se sua equipe resolver ficar mais tempo no café do que em qualquer outro lugar? A solução custa pouco. Por menos de R$ 20 é possível comprar um relógio de parede com números bem visíveis.

Um último recado: se sua empresa consome mais de R$ 1.000 por mês, o programa Jeito Certo facilita a compra de grandes quantidades com prazos e parcelas que cabem no seu bolso.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...