Os sinais de que seu ambiente de trabalho lhe faz bem

pauta trabalho
Vida profissional | 27 de maio de 2016 |

Afinidade e vocação são duas palavras-chave quando nos perguntamos qual o trabalho certo para nós. Porém, não são os únicos pontos a se levar em consideração ao analisarmos o emprego em que estamos. Você pode estar fazendo o que ama e aquilo que faz melhor e ainda estar em um ambiente que não lhe faz bem.

A interação com seus colegas e a dinâmica da relação com o seu chefe são muito importantes para a qualidade de vida dentro do escritório, assim como as possibilidades de crescimento que a companhia lhe oferece. Abaixo, mostramos três pontos a se considerar e também apontamos características de um ambiente tóxico que você pode estar deixando passar despercebido.

Relação com o lider

Um bom chefe se faz respeitar por suas ideias, e não pelo método tradicional de autoridade. Quando os direcionamentos de seu superior fazem sentido, é muito mais fácil desempenhar um bom trabalho. Fazer um bom trabalho é apenas seu dever, mas se seu chefe reconhece seus feitos quando você consegue algo acima da média, a relação pode ser ainda melhor. Além disso, se você não se sente intimidado para apresentar suas ideias, por mais mirabolantes que sejam, você provavelmente está em um bom ambiente.

Relação com os colegas

Mais do que um clima amistoso e cordial com seus colegas de trabalho, confiar neles profissionalmente e em suas capacidades é um ótimo sinal de que você está cercado por pessoas que tornam o ambiente de trabalho positivo. É importante também que o clima seja de confiança mútua, para que ninguém precise pisar em ovos para resolver questões sobre a execução de um trabalho.

Ganhos pessoais

Um salário justo e uma boa relação com as pessoas no ambiente de trabalho já são indicativos de que você tem motivos para ser grato pelo local em que trabalha, mas melhor ainda se, além disso tudo, você estiver em um local que te engrandece profissionalmente, com desafios e aprendizado constantes. Se seu emprego faz você aprender coisas novas, apesar da rotina, lhe permite explorar seus melhores atributos e está em harmonia com seus valores, você está em uma posição privilegiada no mercado de trabalho.

Seu trabalho é tóxico?

Além de reconhecer os pontos positivos do seu ambiente de trabalho, é importante estar atento aos possíveis elementos tóxicos. Expectativas irrealistas sobre você, falta de feedback do seu trabalho, falha na comunicação para que todos entendam o momento da empresa ou falta de responsabilização própria dos erros, com atribuição de culpa a outros ou busca por desculpas, em vez da solução dos problemas, são indícios de que seu trabalho poderá lhe fazer mal a longo prazo.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...