Os principais erros que fazem o seu cliente não querer mais voltar

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Empreendedorismo | 22 de março de 2016 |

Você, como consumidor, já deve ter passado pela situação de nunca mais querer voltar a uma loja ou comprar algo em uma determinada empresa, certo? Isso é natural hoje em dia. No entanto, você, como empreendedor, sabe o que fazer para evitar essa perda de clientes na sua empresa? Nós contamos para você.

Rejeitar o cliente

Por mais que pareça distante da realidade, isso acontece. E muito. Não necessariamente o vendedor precisa ser mal educado ou destratar o cliente. Às vezes, é muito mais sutil. No caso, por exemplo, dele simplesmente não ser o público alvo da empresa naquele momento, mas, quem sabe, um futuro comprador dali um tempo. Ao invés de mostrar isso para o cliente, o vendedor faz de tudo para ele ir embora o mais rápido possível. O resultado? O cliente sai constrangido e nunca mais volta.

Uma solução é sempre ser o mais transparente possível. Ajude o cliente a encontrar o que ele precisa. Isso auxilia na boa imagem da empresa.

Não entender a real necessidade do cliente

Nenhum cliente é igual ao outro. Cada um possui um perfil e uma necessidade diferente. Portanto, tentar padronizar a assistência é um dos erros mais comuns a serem cometidos. Dê a atenção que cada cliente espera, isso é um diferencial entre tantas empresas que realizam o mesmo trabalho. Além disso, capacite seus funcionários. Afinal, eles sofrem a pressão de vender a qualquer custo e, muitas vezes, não oferecem o que o cliente está buscando.

Não conhecer o próprio produto

Hoje, com a internet, o cliente já procura uma determinada empresa com as informações básicas do produto que ele busca. Dar a impressão que ele sabe mais do que o vendedor demonstra falta de preparo. Por isso, a capacitação dos funcionários é, mais uma vez, essencial no momento da venda.

Descuidar do atendimento virtual

Já falamos por aqui que o e-commerce é a área que mais cresce no Brasil e no mundo. Ou seja, é necessário que haja um suporte muito bem treinado nesta plataforma, afinal muitos dos clientes podem vir exclusivamente de lá. Fazer com que eles esperem muito tempo por uma resposta ou por uma solução de um problema não é uma boa opção, visto que eles estão a poucos cliques de uma reclamação na internet. Por isso, é essencial estar sempre “online”.

Não se importar com o pós-venda

O último erro bastante comum é não dar suporte no pós-venda. Desde a falta de diálogo para possíveis reclamações, até nas trocas e sugestões. Abrir este canal de comunicação é indispensável para ter clientes satisfeitos. Em contrapartida, não facilitar esse contato faz com que a empresa esteja fadada a perder clientes.

São dicas simples, mas que ajudam bastante a reter o seus clientes dentro da empresa. Não esqueça de sempre capacitar o seu funcionário e mostrar-lhe o quão importante é manter os clientes.

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