Os pontos que circundam a amizade no trabalho

os-pontos-que-circundam-a-amizade-no-trabalho
Vida profissional | 18 de abril de 2016 |

É comum escutarmos que passamos mais tempo com os colegas de trabalho que com nossas famílias e amigos. Desta forma é quase impossível que não façamos amigos também dentro das organizações.

Geralmente, as amizades são relações baseadas no contato com outras pessoas que possuímos algum tipo de afinidade. Em um mundo de virtualização da amizade, o contato direto e diário com os colegas de trabalho ajuda na proximidade, transformando colegas em amigos.

Equipes e pessoas em uma relação amistosa ajuda na confiança e abertura de novos canais, auxiliando nas atividades profissionais, na criação de projetos e de resultados mais positivos. Cria-se um ambiente mais saudável, leve, com vínculos e compromissos mútuos.

Ao mesmo tempo, é necessário maturidade para que estas relações de amizade não se tornem uma cumplicidade negativa ou gere rusgas e discussões que impossibilitarão, muitas vezes, a continuidade de relações ou, até mesmo, gerem situações antiéticas.

Acredito que estar atento a algumas situações e comportamentos nos ajudará na manutenção das boas relações e amizades.

Quando começar uma nova amizade na empresa, deixe claros os limites da relação dentro e fora do local de trabalho. Se um dos amigos trabalha com informações confidenciais ou privilegiadas, deixe claro que a amizade não o fará deixar de ser responsável e ético.

Cuidado para que a amizade não forme um grupo coeso, mas fechado, onde outros colegas não tenham a oportunidade de entrar, ou que se transforme na famosa “panelinha”.

Ser amigo do chefe ou de algum profissional de destaque diferenciado, não deverá significar maior chance de carreira, evitar receber um feedback ou se comprometer com seus pontos de melhoria e desenvolvimento profissional.

Imparcialidade em suas decisões deve ser a mesma para o amigo e os demais colegas.

A diversidade de pessoas é o que faz as empresas serem dinâmicas, inovadoras e com múltipla possibilidade de êxito. Isso significa que se sua personalidade não é a de fazer muitos amigos no trabalho, tudo bem! O coleguismo é o grande “ponta pé” para as boas relações e resultados positivos.

Seja qual for a forma como nos conectamos com outras pessoas na empresa, o mais importante sempre será o respeito e a honestidade.

Um abraço aos amigos e colegas da Staples.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...