Oito alongamentos ideais para se fazer antes, depois e/ou durante o trabalho

Ginástica Laboral

Nem todas as empresas prezam pela ergonomia e entendem o jeito certo de trabalhar de cada colaborador como a Staples. De acordo com pesquisa que realizamos recentemente com 330 funcionários brasileiros, 55,7% dos profissionais não realizam alongamentos antes, durante ou após o expediente. A partir deste resultado alarmante da saúde laboral, entrevistamos a fisioterapeuta Andressa Brunelli para entender a importância de exercícios na rotina de quem passa cerca de 9 horas no escritório – muitas vezes, na mesma posição ininterruptamente.

De acordo com Brunelli, os alongamentos são importantíssimos para o conforto do funcionário e “são recomendados para aliviar o estresse, aumentar a disposição e para prevenir e aliviar as dores que atingem o sistema músculo-esquelético, como as dores musculares, por exemplo”. A fisioterapeuta sinaliza que o espaço físico não é problema. “alguns exercícios mais elaborados são feitos em casa ou em clínicas especializadas – no caso do colaborador praticar RPG (Reeducação Postural Global) ou outros métodos fisioterapêuticos. No entanto, mesmo com essa limitação, alguns alongamentos simples podem ser feitos em qualquer local, inclusive sentado”.

Confira oito exercícios indispensáveis, segundo a Brunelli, para melhorar o seu dia a dia no escritório:

Pescoço:

1: “Com as pernas ligeiramente afastadas, faça círculos vagarosos com a cabeça. Permaneça 10 segundos no sentido horário e depois troque”.

2: “Mantenha as pernas afastadas e leve o queixo em direção ao peito e, depois, olhando para cima, leve-o para trás. Repita o movimento 10 vezes”.

3: “Ainda com as pernas afastadas, incline a cabeça para um dos lados e segure com a mão oposta durante 15 segundos. Troque o lado e repita”.

Membros superiores:

1: “Faça círculos com os braços para frente e, em seguida, para trás, 10 vezes em cada sentido. Troque o braço e repita”.

2: “Com os braços estendidos no sentido horizontal, realizar flexão de punho segurando com a mão oposta durante 15 segundos. Em seguida, troque a mão e realize o mesmo exercício”.

3: “Afaste ligeiramente a perna e entrelace os dedos. Leve as mãos para cima e fique na ponta do pé, esticando, ao máximo, o seu corpo. Permaneça nesta posição por 10 segundos, depois relaxe”.

Tronco:

1: “Afaste as pernas e coloque a mão na cintura. Mantendo as pernas na posição inicial, gire o tronco para o lado tentando visualizar a pessoa de trás, insista na posição por 10 segundos. Volte ao centro e repita para o outro lado”.

Membros Inferiores:

1: “Em pé e com as pernas afastadas, levar as mãos em direção ao solo, tentando ao máximo encostá-las no chão. Mantenha a postura por 15 segundos”.

Com estes exercícios, não há desculpas para não se movimentar e alongar o corpo. Lembre-se do quão importante é realizá-los diariamente e tenha uma rotina de trabalho mais saudável e indolor.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...