O que fazer diferente quando a empresa não apresenta lucro no ano

15696858_1537607612920747_2115502795_o
Empreendedorismo, Vida profissional | 22 de dezembro de 2016 |

Ser empreendedor nos tempos atuais é um verdadeiro ato de heroísmo. Não bastassem as barreiras tradicionais de se abrir um negócio, o brasileiro também vive uma grave crise financeira, O ano de 2017 será de grandes desafios, alguns deles de motivação e perseverança, e, por mais desanimador que possa ser ver o seu empreendimento sem gerar lucro, existem caminhos a se seguir para administrar essa situação.

Animar-se com o crescimento das receitas para, em seguida, ver as despesas entrando em cena e impedindo o lucro pode ser frustrante, e é por isso que buscar um equilíbrio é uma etapa essencial para reverter o quadro. Você pode se ver com pressa de crescer, investindo para isso, mas sem o planejamento adequado, isso não significa exatamente um sinal de crescimento.

Esse equilíbrio pode vir a partir do acompanhamento minucioso dos processos do negócio e também do corte de gastos. Fazendo promoções, por exemplo, você mantém o estoque em rotatividade, sem precisar manter os produtos por muito tempo. Sua relação com fornecedores também é importante na hora de se equilibrar receitas e despesas, por meio de constantes renegociações de valores, quantidades e do alinhamento dos pagamentos com os momentos de entrada de dinheiro em seu caixa.

O acompanhamento de perto desses processos envolve, naturalmente, disciplina sobre o fluxo de caixa. Registre todas as contas a pagar, a receber, as diferentes categorias de receitas e despesas. Há diversos aplicativos disponíveis que exercem essa função, e com eles você terá muito mais facilidade de entender seus gastos e enxergar exatamente onde você pode realizar alguns cortes.

Organização, disciplina e paciência são “armas” fundamentais em seu arsenal para enfrentar momentos de dificuldade financeira. É preciso entender que todo negócio passa por períodos de lucros menores (ou inexistentes) e que isso não deve minar todo o seu planejamento a longo prazo.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...