O que as redes sociais podem fazer pela sua empresa?

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Empreendedorismo, Tecnologia | 11 de fevereiro de 2016 |

As redes sociais remodelaram o jeito de “fazer comunicação”, inclusive a empresarial. Segundo uma pesquisa realizada pela revista Você S/A, somente 8% das empresas da atualidade não utilizam as redes sociais para qualquer fim profissional. Esse baixo número prova que a maneira mais fácil de estreitar a relação cliente – empresa – funcionário é apostando nestes novos meios de comunicação.

Na hora de contratar, por exemplo, o Linkedin faz toda a diferença. A rede social voltada para o mercado e as relações de trabalho, além de ser especializada na função de recrutar novos colaboradores, também pode ser utilizada para a divulgação de conteúdo. Atualmente, são mais de 20 milhões de usuários só no Brasil e 300 milhões no mundo, segundo dados da própria empresa.

André Caglieri, administrador e gestor de negócios, afirma que o Linkedin trouxe mais praticidade na hora de contratar. “A rede social funciona mesmo como um networking, mas, ao mesmo tempo, veio para facilitar a contratação de novos funcionários, afinal você expõe seu currículo no perfil. Eu, por exemplo, uso muito este meio na hora dos processos seletivos”, conta.

Os benefícios das redes sociais não param por aí. O Facebook também é uma arma poderosíssima para a empresa. Com ele, o alcance e a interação entre pessoas atingiu uma escala nunca vista antes – só no Brasil são mais de 90 milhões de usuários ativos- e pode ser considerado um dos instrumentos mais utilizados para dar suporte à plataforma do negócio, justamente pelo grande número de inscritos.

Laís Lima, publicitária e pós-graduada em mídias sociais, afirma que o grande objetivo das empresas com o Facebook é conseguir engajamento, e o conjunto de funcionalidades da rede social permite atingir esta meta. “O Facebook Ads, por exemplo, é o serviço de anúncios da plataforma e possibilita que a empresa atinja o público-alvo desejado. Outra opção são as publicações promovidas utilizadas para atingir um maior número de usuários. Além disso, o Facebook permite o atendimento ao cliente de forma direta, com o SAC”, explica.

O Twitter não fica atrás quando o assunto é a interação entre pessoas e empreendimentos. Um dos primeiros canais a fazer essa função no ramo, o Twitter é bastante utilizado para este fim, já que permite que a empresa fale diretamente com o público, sem intermédios, podendo efetuar esclarecimentos, dar informações e resolver problemas.

As redes sociais já dominaram grande parte da publicidade, comunicação e atendimento das empresas. E, realmente, a aposta vale a pena. Afinal, o poder de alcance é incomparável, além de tornar a relação de ambas as partes mais prática.

A Staples, por exemplo, utiliza as redes sociais para diversos fins. O Facebook, o Linkedin e o Twitter da empresa são frequentemente atualizados com campanhas, promoções, contatos e diversos conteúdos para vocês, leitores e consumidores. Além disso, são canais de comunicação para tirarmos dúvidas e resolvermos possíveis imprevistos. Estamos sempre à disposição.

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