Movimento Saúde no Escritório: dividindo o tempo entre trabalho e saúde

saude
Vida profissional | 28 de janeiro de 2016 |

O trabalho consome grande parte do nosso dia a dia. Em muitas profissões, os colaboradores precisam passar horas seguidas sentados – acarretando, no futuro, em problemas circulatórios, posturais e também no sedentarismo.

Certas vezes, as empresas têm a consciência que precisam auxiliar na prevenção destas lesões e, por isso, implementam programas de ginástica laboral, exercícios realizados no próprio escritório que envolvem alongamentos. No entanto, mesmo assim, o problema relacionado à falta de atividade física não é sanado.

Pensando nisso, muitos funcionários passaram a formar grupos para se exercitarem, juntos, após o período de trabalho – a iniciativa vem se espalhando por empresas em todo o Brasil e ganha resultados positivos.

Este é o caso das advogadas Lilian Nogueira, Barbara Antunes e Alessandra Sampaio que há sete meses se inscreveram nas aulas de CrossFit de uma academia perto do escritório. De acordo com elas, além da saúde melhorar, as advogadas passaram a se sentir mais motivadas no trabalho.

“Com a rotina estressante e sempre a desculpa de muito trabalho, acabamos deixando a saúde de lado. Preferimos descansar, sair com os amigos ou simplesmente não fazer nada a ir pra academia ou praticar qualquer atividade física. Mas, foi então que decidimos começar o CrossFit”, relata Barbara.

A partir dessa decisão, a rotina das advogadas mudou totalmente. “Agora, três vezes por semana, temos hora marcada para sair do escritório: 19h. Trazemos a roupa e o tênis adequado e nos encontramos no estacionamento. O bom de ter companhia é que uma motiva a outra. Depois desses seis meses, já sinto falta quando há um feriado no meio, por exemplo”, conta Lilian.

Os resultados foram sentidos em vários âmbitos. “No meu caso, realizei um check-up antes de começar os treinos. Não tinha nada anormal, mas poderia melhorar o meu colesterol, por exemplo. Agora, em janeiro, repeti os exames e a mudança foi bastante vísivel: meu ecocardiograma apresentou diferença, assim como o meu exame de sangue, ambas diferenças positivas. Já no trabalho me sinto mais disposta – confesso, inclusive que pensei que seria ao contrário. E ainda tem o fator estético, hoje me sinto mais bonita e feliz comigo mesma. Enfim, recomendo para todos porque a atividade física mudou a minha vida”, finaliza Alessandra.

Incluir atividades físicas no dia a dia faz com que você leve um estilo de vida mais saudável, tenha mais disposição para as atividades diárias e, como visto, é possível, sim, adequar ao trabalho. Deixe o sedentarismo de lado!

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...