Já pensou em ter uma startup? Empreendedor dá passo a passo básico

Catarse
Empreendedorismo | 28 de outubro de 2015 |

A Staples sabe que boas ideias surgem nas mais inusitadas situações e, muitas vezes, são as responsáveis por criar empreendimentos de sucesso. Uma startup é basicamente isso: um grupo de pessoas identifica um problema de mercado, cria uma solução e busca um modelo de negócio a ser explorado. No Brasil, de acordo com dados de 2014, empresas deste tipo movimentam quase de R$ 2 bilhões e ultrapassam a casa de 10 mil no País. Mas como realmente vencer todos os desafios e se tornar um empreendedor de sucesso?

Para responder à essa pergunta, a Staples conversou com o Diego Borin, um dos fundadores do Catarse – a startup de crowdfunding mais conhecida no Brasil, que funciona como um financiamento coletivo na qual projetos são apresentados em busca de patrocínio -, para entender como tirar sua ideia do papel.

Diferentemente de uma grande corporação com estruturas consolidadas, uma startup se assemelha a navegar em um mar desconhecido. “Você vai testando o seu modelo de negócio em determinados pontos”, explica Borin. No entanto, apesar das incertezas, ele afirma que há um passo a passo que pode servir como guia básico para os empreendedores:

  1. “Identificar, entender e provar a existência de um problema no mercado”.

“Esta é a base para criar um produto. Afinal, sua startup precisa resolver essa pendência. Por isso, converse com pessoas, veja se este problema realmente existe e se a sua solução criada resolve tais questões”, diz Borin.

  1. Produza um Produto Mínimo Viável (MVP), ou seja, uma versão simples do produto com a menor quantidade de esforços, tempo e desenvolvimento possível.

“Faça um pequeno plano de negócio e o coloque no papel. Isso vai lhe ajudar a entender os riscos e as dificuldades. No caso do Catarse, por exemplo, eu sabia que atrair pessoas que precisavam captar dinheiro na internet seria fácil, porém seria difícil buscar pessoas que queriam apoiar estes projetos”. Além disso, com este plano traçado, você consegue ver o mínimo necessário para testar o negócio.

  1. Coloque sua solução em prática: ela, realmente, resolve o problema?

Além disso, “teste para entender tudo o que pode ser melhorado ou, até mesmo, para visualizar o porquê sua ideia não deu certo. Uma boa opção de teste é o crowdfunding porque antes de você investir na criação da sua empresa você está arrecadando dinheiro vendendo sua ideia e consolidando futuros possíveis clientes”, recomenda ele.

  1. Testar algo leva, inevitavelmente, às opiniões, e com uma startup não é diferente. Por isso, após o primeiro momento de prática, o ideal é buscar os feedbacks.

Porém, Diego alerta: procure pessoas engajadas para opinar. Caso contrário os feedbacks podem não ser construtivos. “Muitos empreendedores possuem uma visão de só querer fazer o que eles acham interessante, porém esta visão precisa estar aliada aos feedbacks dos usuários. Avalie as opiniões e entenda porque elas ocorreram”.

  1. Otimize o seu produto e faça as mudanças necessárias no seu plano de negócios.

“Eu entendi o que as pessoas querem, mas meu MVP não é o suficiente para alcançar uma população maior. Esse é o momento de criar uma comunidade engajada e relacionada ao que eu faço e realizar algumas mudanças”. Basicamente, Borin ensina a não ter medo de experimentar diversos planos de negócio.

Essas dicas valem para quem já está empreendendo. Se este não é o seu caso, mas você faz parte dos 30% da população brasileira que deseja ter o seu próprio negócio, Diego também dá a dica: vá atrás de uma ideia. “Comece buscando em sua própria vida pessoal algum problema existente e que renda uma boa solução. Outra alternativa é procurar a partir de coisas que você gosta de fazer ou até mesmo conversando com amigos e familiares”, recomenda.

Mas não se esqueça de que só a vontade não basta. “Se você quer empreender, não fique sentado no sofá esperando a grande ideia. Vá para o mundo, converse com as pessoas e observe”, finaliza.

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