Já pensou em ter um negócio na sua casa? Conheça os prós e os contras

ja-pensou-em-ter-um-negocio-na-sua-casa-conheca-os-pros-e-os-contras-1
Empreendedorismo, Vida profissional | 10 de março de 2016 |

Ter o seu próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, assim como trabalhar na sua casa. Imagine unir estes dois pontos? Sim. É possível. Porém, como saber se este formato de empreendedorismo é o ideal para você e sua família?

Pensando nisso, conversamos com Daniel Carvalho, dono de um negócio especializado em soluções de TI dentro da sua própria casa, para explicar como funciona a rotina e a realidade de quem opera remotamente. Confira alguns dos prós e contras.

Pró: Flexibilidade

Daniel conta que ter a possibilidade de ter o seu negócio dentro de casa foi determinante para a escolha do novo projeto. “Prezo muito pela minha qualidade de vida e ainda tenho uma filha pequena, então precisava dessa flexibilidade não só de horário, como também de transporte. E trabalhar em casa me proporciona isso, com certeza essa é a principal vantagem: otimizar o tempo”, constata.

Pró: Menores custos

Isso pode até parecer um pouco óbvio, mas quando você tem um negócio na sua própria casa todos os custos fixos associados a um imóvel comercial são descartados. Ou seja, dê adeus ao aluguel de salas corporativas, por exemplo. Isso para uma pequena empresa é importantíssimo, quanto mais enxuto forem as despesas melhor, principalmente no começo do negócio. Para Daniel tudo é questão de perspectiva: “O interessante de um negócio em casa é entender que o leque contém muito mais opções. Você não precisa locar uma sala porque é a decisão tradicional. Receba os clientes em um escritório improvisado – mas organizado- na sua casa, por exemplo. Pense sempre em diminuir custos. Esse é o segredo”, conta.

Contra: Divisão tênue entre o profissional e pessoal

Em relação às dificuldades, Daniel apontou a divisão entre o que é, de fato, trabalho e o que é vida pessoal. “As demandas pessoais e profissionais muitas vezes estão juntas. É um desafio muito grande conseguir separar o dia a dia social e as tarefas de trabalho quando os locais não são diferentes”. Apesar disso, Daniel já aponta uma possível solução: disciplina. “No começo é assustador e você pode ficar confuso, afinal você não sabe quando o seu dia de trabalho realmente acabou. Uma boa alternativa para isso é estipular e cumprir os horários. É muito importante criar uma rotina para evitar a mistura de prioridades”.

Contra: Dificuldade na comunicação

Apontamos aqui que a flexibilidade de horários é uma característica positiva, mas, ao mesmo tempo, isso carrega uma importante desvantagem: a falha na comunicação da equipe. Como cada um pode trabalhar no turno e do modo que prefere, uma mensagem enviada por um determinado funcionário pode ser perdida nesse meio tempo. Para combater esta desconexão, Daniel sugere estabelecer pontos que devem ser reportados a todos da empresa, assim todos ficam na mesma página. “Acho interessante uma reunião para todos verem o que foi feito ao longo da semana. Isso, além de informar, acaba com a insegurança e mostra o que cada membro da equipe está cumprindo”, explica.

Agora que você já conhece algumas das vantagens e desvantagens de ter um negócio dentro da sua própria casa, conte para nós a sua decisão. Aguardamos o resultado.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...