Integrar compras virtuais e físicas? É o que o Omni-Channel propõe

omnichannel
Empreendedorismo, Tecnologia | 5 de novembro de 2015 |

Já pensou que bacana poder comprar pela internet – pesquisar preços e optar pelo menor custo-benefício – e retirar o produto em uma loja física – muitas vezes, sem pagar frete e sem precisar esperar pela postagem do produto? Com certeza, essa opção seria a escolhida por muitos dos compradores atuais! Felizmente, o e-commerce mundial já pensou nessa possiblidade e algumas lojas já aderiram a este conceito conhecido como Omni-Channel.

O nome parece complicado e a tradução literal – omni, no latim, significa tudo e channel, em inglês, canal – não agrega muito conhecimento ao modelo, mas, na prática, é relativamente simples e significa “integrar todas as áreas de um empreendimento (…). A convergência dos pontos de venda é a principal proposta do Omni-Channel”, como explica o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Ou seja, não há mais distinção, por exemplo, entre o virtual e o físico. Comprar com um clique e retirar em mãos passa a se tornar uma realidade. Outra possibilidade é a de fazer trocas compradas em e-commerces em suas lojas versão física. É a definição de multicanal levada ao extremo: a marca se mantém relacionada ao comprador independente de sua plataforma estar no canal online ou digital.

Como aplicar ao meu negócio?

A marca como um todo precisará estar na mesma sintonia, especialmente em relação à informação. Estoque e preço precisam ser unificados, mas não devem necessariamente estar alocados em um mesmo espaço, embora isso facilite. Além disso, algumas mudanças serão necessárias, principalmente em relação à logística e ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Ambos devem seguir um modelo único de atendimento – afinal, não haverá distinção entre a loja online e a física.

Encontre mais dicas neste texto, publicado pelo SEBRAE Nacional.

E por que aplicar?

Porque o omni-channel explora a interação entre loja e comprador e está completamente focado na experiência do consumidor nos canais existentes de uma determinada marca. Caso precise de inspiração, muitas marcas nos Estados Unidos – e nós, da Staples, aqui no Brasil – estão se beneficiando desta novidade.

Novidade da Staples

Sim, esse é nosso jeito de contar a vocês, leitores, que estamos inaugurando nossa primeira loja física no Brasil. Por enquanto, apenas em São Paulo, mas com intenção de explorar o País em breve. Faça-nos uma visita na Avenida Paulista, número 854, Shopping Top Center, e confira uma extensão de nosso já consolidado trabalho desenvolvido via e-commerce. Esperamos vocês.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...