Hora do Brainstorming! 4 dicas que farão suas reuniões mais criativas

CAPA BRAINSTORMING
Vida profissional | 8 de setembro de 2016 |

É um método relativamente novo no mundo corporativo, ganhou força no nome por volta de 2012. Todos queriam fazer um brainstorming, que significa tempestade de ideias, para unir mentes diferentes e trocar referencias, e claro resolver algum problema. Porem, muitas vezes esse problema não é solucionado 100%, por mais que ótimas ideias tenham surgido.

Isso acontece porque os colaboradores não estão olhando para a mesma direção. Antes de começar um brainstorming, veja as dicas que nós separamos para você ter uma reunião produtiva, com muitas ideias em harmonia!

– Sem mistérios

Informe os participantes da reunião qual será o problema que vão discutir ou o motivo de convocá-los, afinal é isso que define o propósito do brainstorming. Faça isso com antecedência, eles vão chegar mais preparados e com ideias fresquinhas.

– Mente cri(ativa)

Para ter um bom resultado, separe um local bem amplo, onde as pessoas fiquem bem a vontade. Cadeiras enfileiradas? Esqueça os padrões, mantenha a mente aberta. Quem sabe conduzir o processo fora do ambiente de trabalho? Isso faz com que as pessoas pensem diferente.

Outra opção muito eficaz, é separar canetinhas, lápis, post-its, massa de modelar, cartazes… as ideias surgem e fluem naturalmente.

– Não diga não!

Durante um brainstorming, principalmente no início de sua reunião, não existe nenhuma ideia errada. Todas as pessoas estão livres para expor seus pensamentos, por isso, não há uma resposta errada. Automaticamente, não existe a palavra não. Ela está proibida. Em vez de falar “eu não concordo”, por exemplo, procure questionar seu amigo, que tal falar algo como “Você pode explicar como isso funcionará?”ou até mesmo colocar o seu ponto de vista.

– Organização

Com tantas ideias surgindo, é bem provável que sua reunião saia um pouco da realidade, é super normal. Por isso, para seu brainstorming ter um jogo de cintura bacana, procure eleger um “líder”, que escute as pessoas, que dê espaço para dar ideias, mas que não esqueça de colocar as pessoas de volta “ao real.”

Bom, essas dicas podem valorizar muito seu brainstorming. Lembre-se sempre de focar no seu problema ou no que precisa ser resolvido. Confie e ouça as ideias, quanto mais sua mente estiver aberta a novas possibilidades, melhor vai ser sua reunião.

Tem alguma história bacana para contar sobre um brainstorming? Nos conte. Adoraríamos saber.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...