Freelancers abrem espaço para inovação

freelancer_post
Empreendedorismo, Vida profissional | 27 de março de 2015 |

Cada cliente é de um jeito e cada ambiente traz um novo desafio que deve obrigatoriamente caber em um orçamento. Assim é o quebra-cabeça que Arianne Pessa, 26, que atua como freelancer na área de design de interiores, precisa resolver para propor ideias inovadoras em cada lugar que visita.

“Trabalho com projetos e obras simultaneamente e tenho que compreender muito bem o espaço e o contexto”, explica. Como muitas vezes o que está no papel não necessariamente é o que vai encontrar na realidade, ela diz que a flexibilidade é uma de suas características principais. “Eu me organizo e estudo muito bem o projeto antes e tenho que ir de mente aberta para a obra, preparada para ser flexível caso alguma impossibilidade se apresente”, diz.

A disposição para entender as peculiaridades faz do mundo freelancer um ambiente mais favorável à inovação por uma série de fatores: reduz custos e riscos, permite acesso a um capital humano especializado sem ter que remanejar um ou outro funcionário de sua função principal e, claro, traz maior agilidade ao desenvolvimento de tarefas.

Foi atrás disso que Arianne partiu quando decidiu ser chefe de si mesma. “A metodologia era um pouco burocrática e pedir permissão para fazer atrasaria pelo menos mais dois dias. Como freelancer e tomador de decisão, você pode resolver na hora”.

A mudança no estilo de vida e a influência da tecnologia sobre o jeito que todos trabalham tem impactado diretamente o ambiente profissional. Desde a época da Revolução Industrial, todos estavam acostumados a fazer o mesmo trabalho repetidamente e em um mesmo lugar. Isso perdurou até a ultima geração, com muitos permanecendo por anos em um único emprego ou dentro de uma mesma empresa. A nova era tecnológica jogou uma luz sobre isso e abriu novas possibilidades. Empresas estão complementando seus quadros com profissionais que estão a um clique de distância.

Foi para acompanhar e atender de forma personalizada esse perfil profissional, que leva inovação como meta diária que a Staples criou o programa Jeito Certo. Ele não busca ditar as regras, mas, sim, entender como cada um trabalha para que continue dando um toque pessoal à vida profissional. Saiba mais em http://www.staplesjeitocerto.com.br

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...