Esta descoberta da Nasa pode aumentar sua produtividade no trabalho

nasa
Vida profissional | 4 de agosto de 2016 |

Os astronautas da Nasa precisam lidar constantemente com uma ampla variedade de tarefas complexas, em que os erros devem ser inexistentes – ou evitados ao máximo. Para melhorar ainda mais o desempenho, a agência contratou pesquisadores para determinar a melhor maneira de administrar seu tempo. Os resultados a que chegaram demonstraram que, para ter um trabalho eficiente, mais importante que a velocidade com que você o faz é a ordem em que você o faz.

Scott Parazynski, astronauta veterano, contou a Jeffrey LePine, em matéria publicada no site Quartz, que “o tempo gasto no espaço é precioso, e o trabalho que você faz é crítico. Você precisa administrar as tarefas e pular entre elas suavemente, sem erros”. Com isso em mente, os pesquisadores conduziram estudos sobre como as transições entre as tarefas afetam a produtividade.

A pesquisa mediu o envolvimento mental, as emoções e o estresse vividos pelos astronautas na transição de tarefas, e os pesquisadores ligaram essas variantes ao quão eficientes as pessoas eram nas tarefas seguintes. Descobriram, então, que toda tarefa deixa um “resíduo” mental que influencia a execução do trabalho seguinte. Há uma espécie de “repercussão”, positiva ou negativa, que levamos de uma tarefa para a outra, podendo afetar a produtividade de várias maneiras, como tornando-nos mais ou menos indispostos para nos envolvermos completamente com o afazer seguinte, por exemplo.

A chave, segundo escreve LePine, seria priorizar as tarefas de forma que o número de transições entre elas diminuam. Levando em conta também uma preparação mental para elas. Ou seja, estar consciente das transições, incluindo o processo de pensamento e o estado emocional neste intervalo. Isso lhe permite pensar no que acabou de fazer no próxima tarefa a ser feita.

Além disso, é importante juntar tarefas semelhantes em uma só sessão, especialmente se forem menos complexas, como responder a e-mails. Isso, segundo LePine, minimiza os desafios das transições. É preciso também adaptar esse conhecimento á sua própria rotina. Se você sabe que uma determinada atividade te deixa mentalmente cansado, realize as tarefas mais complexas antes de ter de lidar com esse trabalho mais exaustivo, de forma que sobre apenas afazeres mais simples após sua realização.

E você? Tem alguma dica que gostaria de compartilhar sobre como você aumenta sua produtividade? Deixe um comentário abaixo!

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...