Economize nas compras de material escolar com grupos de vendas e trocas

staples_1

O mês de janeiro, para os pais, representa o período das compras de material escolar para o novo ano letivo dos filhos – alem, é claro, de muitas outras atividades. No entanto, em um momento de recessão econômica, muitas vezes, o orçamento fica curto para quitar todas as pendências e, por isso, é necessário apostar em soluções criativas.

Foi exatamente isso que diversos grupos de mães espalhados pelo Brasil passaram a fazer: reaproveitar e trocar materiais escolares, livros e uniformes. Elizete Aparecida, mãe de três filhos, faz parte há dois anos de uma destas organizações de São Paulo. “Com três filhos ainda no Ensino Fundamental a compra dos materiais escolares começou a pesar no orçamento. São livros, apostilas, utensílios para aulas de artes e ainda tem os uniformes. Foi então que, em 2014, busquei alternativas e criei um pequeno grupo de trocas com outras mães da escola em que meus filhos estudam”.

Segundo Elizete, o resultado foi perceptível rapidamente. “Já na primeira tentativa a economia foi de quase R$1.000,00. Esse valor, dentro da minha renda familiar, faz muita diferença e posso utilizá-lo para realizar programas de férias, viagens ou também para economizar”, explica.

O processo das trocas é bem simples. Assim que a escola divulga a lista de material, as mães marcam de se encontrar. “Tudo que está em bom estado pode ser trocado. Fazemos tudo de forma bem fácil: tem algo que você necessite? Ache uma pessoa que o tenha e que aceite trocar por algo que você ofereça”, relata.

Além da economia financeira, Elizete conta que há outros benefícios das trocas. “As crianças passam a tomar mais cuidado com os materiais escolares, afinal a economia pode ser revertida para eles. Então aquele estojo que antes não durava nem um semestre, passa a durar o ano inteiro e ainda tem condições de ser trocado. Quando as crianças aprendem isso, as trocas valem ainda mais a pena”, finaliza.

Reutilizar ajuda bastante na economia, mas alguns  materiais precisam ser renovadas todos os anos, como é o caso dos cadernos e das agendas. A Staples possui diversos produtos na linha de material escolar. Confira.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...