É possível ser produtivo mesmo com uma equipe enxuta?

equipe
Vida profissional | 16 de junho de 2016 |

Produtividade é um dos grandes lemas dos empresários. Não é mais novidade que as empresas buscam gerar mais resultado com os recursos já disponíveis ou, ainda, diminuindo o uso dos mesmos. Pensando no mundo dos negócios, seria, basicamente, aumentar o faturamento da empresa, sem ter que expandir, na mesma proporção, o número de funcionários.

De fato, ser produtivo é considerado um dos grandes diferenciais de uma empresa, mas é possível atingir metas cada vez mais agressivas em um cenário em que as empresas reduzem o número de funcionários? Para o administrador de negócios Marcos Pimenta, sim. De acordo com ele, a máxima de “quanto mais cabeças pensando sobre um problema, melhor” nem sempre é verdade.

“Contratar um profissional vai muito além da questão financeira. O funcionário pode interferir na dinâmica de organização do grupo – e isso pode ser uma coisa boa ou ruim. Segundo estudos americanos, às vezes, quanto maior o time, menores são o engajamento e a produtividade individual dos membros. Por isso, manter equipes enxutas pode ser o fator decisivo para estimular bons resultados”, explica Marcos.

Confira algumas dicas para, mesmo com a equipe reduzida, conseguir os melhores resultados.

Estabeleça processos

O gestor, além de estar por dentro de todas as atividades de seu time, precisa ajudá-los a encontrar formas de realizar as atividades sem perda de tempo. Isso é a função de estabelecer processos. Além disso, outro ponto importante é o de conversar com os funcionários para entender como certas etapas podem ser otimizadas.

Melhore as plataformas

Se a sua empresa possui um servidor que vive saindo do ar ou tem muitos problemas com as plataformas contratadas, tenha certeza de que a produtividade estará em baixa. Por isso, opte por soluções que adequem a demanda do seu serviço ao seu time de funcionários. Um exemplo são as plataformas inteiramente na nuvem. Elas vêm aprimorando resultados de empresas de todo o mundo.

Foque na solução

Vir somente com problemas e nunca com soluções é uma forma de entravar os processos e, consequentemente, diminuir a produtividade. Faça um exercício de sempre propor alternativas.

Agora, você já sabe que é possível, sim, ser produtivo com uma equipe enxuta. Aproveite e reserve um tempo para analisar cuidadosamente o seu time e verificar se vocês alcançam os melhores resultados.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...