Descansar e se exercitar durante feriados aumenta a produtividade do funcionário

descanso_post
Empreendedorismo, Vida profissional | 2 de abril de 2015 |

A Staples sabe que um intervalo no trabalho é importante, mesmo quando esse intervalo envolve um período mais longo de folga, como feriados e férias. Isso porque, durante esse tempo livre, a mudança da rotina, sentida especialmente no corpo, pode aumentar a produtividade dos funcionários.

Pesquisas feitas pela Allsteel, uma produtora de móveis ergonômicos, com trabalhadores norte-americanos demonstram que, durante o expediente, 84% dos funcionários de escritórios passam 4 horas ou mais sem se levantar. Desses 84%, mais da metade chega a ficar mais de 6 horas sentada. Os efeitos desses hábitos sedentários no ambiente de trabalho podem acarretar o desenvolvimento da síndrome do túnel do carpo, além de dores no pescoço ou na coluna.

Para evitar esses sintomas do sedentarismo, a recomendação é se mexer. Seja com alongamentos ou andando a cada intervalo de 2 horas. Inclusive durante a folga, quando é possível dedicar mais tempo aos movimentos. Exercícios não só diminuem o stress como elevam o humor e a autoestima, o que aumenta a produtividade.

Segundo os entrevistados da pesquisa feita pela Allsteel, os efeitos dos exercícios – durante e depois do expediente – têm efeito positivo em pelo menos 87% dos casos, sendo que:

gráfico_1

Em uma pesquisa feita pelo Bureau of Labor Statistics, os resultados demonstraram também que cerca de 30% das lesões que afastam os trabalhadores do escritório são musculares, resultantes da falta de ergonomia dos móveis e do design. Nessas situações, os funcionários tendem a precisar de 11 dias para se recuperar da fadiga.

Por isso, a recomendação é utilizar as folgas mais longas – como os feriados e as férias – para descansar a musculatura, com alongamentos, exercícios leves e alimentação balanceada, o que também garante maior produtividade e motivação do funcionário.

Além disso, cabe às empresas apostar na ergonomia, com uma linha de móveis que corresponda à necessidade, mas que ainda seja compatível com o design. Acesse www.staples.com.br e conheça a nossa linha de móveis e materiais que se adéquam ao seu escritório.

Você, trabalhador, concorda ou discorda das pesquisas? Responda à nossa pesquisa sobre o seu tempo no trabalho e nos conte como se recupera do cansaço em suas folgas.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...