Coworking traz independência e amplia sua rede

Coworking_16
Empreendedorismo | 16 de julho de 2015 |

Chega uma hora na vida em que viver sob as regras de uma grande corporação vira uma amarra que poucos conseguem se livrar. Para o programador Brad Neuberg essa fase começou em 2005 e foi acompanhada de uma epifania. Após trabalhar por conta própria e em escritórios ao longo da carreira, ele inventou o espaço que consegue aliar espaço com infraestrutura e senso de comunidade sem perder a independência para quem prefere trabalhar sozinho.

O modelo de negócio que surgiu em um loft em São Francisco, com apenas três pessoas, hoje se espalhou pelo mundo. No Brasil, o Censo Coworking 2015, desenvolvido pelo site Ekonomio em parceria com B4i e Coworking Brasil, mostra que, com 95 espaços, São Paulo concentra 40% (95) dos ambientes ativos em todo o território nacional.  Bem atrás aparece Minas Gerais, com 23, e o Rio de Janeiro, om 20.

Ao todo, são 6500 vagas disponíveis em 238 estabelecimentos pelo país — a maioria com até 30 cadeiras disponíveis. Apesar do forte apelo comunitário e propício para criação de redes de contatos, muitos coworkings (36%) também oferecem três ou mais salas privadas, locais bastante procurados para reuniões.

Veja a linha do tempo interativa com a história do coworking (em inglês)

Para descobrir o perfil do frequentador desses espaços, uma pesquisa do site Movebla,  em parceria com a revista Deskmag e a PUC-PR, que teve 118 participantes, apontou que 67% dos coworkers são homens, têm nível superior completo e possui entre 29 e 36 anos (40%).

Apesar da independência e da informalidade, 62% dos clientes desses espaços dizem ter ampliado sua rede de contatos, 50% veem ganho de criatividade e 71% compartilham conhecimento sempre que solicitado.

Se você tem um jeito de trabalhar inovador, seja em um coworking ou em uma grande empresa, precisa conhecer o programa Jeito Certo da Staples. Com ele, prazo, desconto e entrega são negociados de acordo com as necessidades da sua empresa.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...