Conheça aplicativos que podem ajudar o empreendedor e sua empresa a prosperar

staples 1
Empreendedorismo, Tecnologia | 13 de agosto de 2015 |

Emplacar uma ideia e transformá-la em negócio exige muito de um empreendedor. Requer autoconhecimento, ousadia e a capacidade de correr riscos. Neste intervalo, pequenas atividades imprescindíveis para o andamento da empresa podem ficar em segundo plano, prejudicando as chances de sucesso do empreendimento.

Para que este não seja o desfecho da história de muitos empreendedores, a aposta é tecnologia. Caio Dib, idealizador do projeto Caindo no Brasil, um negócio social que potencializa as soluções criativas na educação brasileira a partir de pesquisas e da realização de projetos dentro e fora de escolas, listou alguns aplicativos e plataformas que podem ajudar o empreendedor na hora de colocar a mão na massa. “Em geral, indico programas para organizar fluxos, gestão e projetos”, diz. Confira a lista feita por ele:

Trello: “muito usado quando você tem um projeto com várias etapas e com diversos responsáveis, ele é um aplicativo de organização muito útil. No entanto, tem um problema, não contabiliza horas que você gastou em cada tarefa”.

Pivotal Recorder: “em função da ‘falha’ do Trello, recomendo este app que calcula quantas horas você consome em cada tarefa. É um pouco difícil de usar, mas é importante no momento inicial da empresa, quando você está estabelecendo os prazos necessários para entrega”.

Podio: “em minha opinião, uma das melhores ferramentas no apoio ao empreendedor. É um site completo que inclui diversos aplicativos de organização e que permite criar listas por clientes, por exemplo. Dentro de cada lista criada, você pode incluir os aplicativos que precisa para o determinado trabalho”.

Slack: “o aplicativo de comunicação interna que registra tudo e no qual você pode criar vários grupos é fundamental para propor a conversa entre diferentes áreas da sua empresa, o que gera coesão na entrega”.

Mobilis: “um dos que mais uso como empreendedor, serve para registrar os gastos e dar controle financeiro ao negócio”.

Dib salienta, no entanto, que esses aplicativos são ferramentas de apoio. “Se o app não acrescentar facilidade para todo mundo, não adianta programar. Você não pode levar mais tempo usando apps do que fazendo acontecer”, afirma.

Por isso, faça do processo de implementação o mais transparente possível. “Converse com os seus colaborares. Explique como melhorará a rotina e, principalmente, que o novo fluxo não será mais trabalho extra e, sim, uma facilidade”.

Todos os aplicativos elencados por Dib estão disponíveis para iOS e Android. Conheça os tablets desses dois sistemas operacionais e acessórios comercializados pela Staples e garanta a ferramenta que seu colaborador precisa para aproveitar essas dicas de organização digitais.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...