Computação em nuvem: as cinco principais vantagens para o seu negócio

staples-com-nuvem
Empreendedorismo | 23 de agosto de 2016 |

A computação em nuvem, também conhecida como cloud computing, não é mais exclusividade de grandes empresas relacionadas ao mercado de tecnologia. Pelo contrário. Os serviços em nuvem têm ganhado força no ambiente corporativo – e fora deles – justamente pelas suas inúmeras vantagens.

Nós separamos cinco delas pensando no seu negócio. Confira:

Redução de custos

Antigamente – mas não há tanto tempo assim –, se uma empresa tivesse que executar um algoritmo que trabalhasse com uma grande quantidade de dados, era preciso comprar muitos servidores. Hoje, com a computação em nuvem, isso é passado. Basta que um gestor de TI alugue a quantidade de máquinas necessárias e, quando o trabalho terminar, as devolva. Com isso, a empresa não precisa lidar com os custos de comprar e, eventualmente, armazenar uma grande quantidade de equipamentos ociosos.

Mobilidade

Um dos pontos mais importantes da computação em nuvem é a famosa portabilidade. Qualquer pessoa pode e consegue ter acesso aos seus respectivos arquivos em qualquer lugar do mundo.

A vantagem disso, é claro, não fica restrita aos serviços de armazenamento. Com a implementação correta, é possível garantir que os funcionários que trabalham em sistemas de home office ou que viajam com frequência também tenham acesso aos softwares.

Escalabilidade

Quando você trabalha com a computação em nuvem, os serviços contratados são planos mensais em que os clientes podem optar por uma quantidade fixa de dados ou pagar conforme usa – como se fosse um plano de telefone celular. Por não ter fidelidade, a escalabilidade passa a ser muito maior e simples.

Afinal, não há a necessidade do gestor de TI gastar muito tempo investindo na compra de um servidor novo sempre que for necessário. Basta contratar mais (ou menos) recursos conforme a necessidade.

Adepto das mudanças

A frequência com que um gestor de TI terá que mudar os seus equipamentos para se adequar a uma nova tecnologia cai drasticamente, se você passar a utilizar a computação em nuvem. Ou seja, além de ser bem mais prático, você economiza recursos financeiros.

Em dia com as atualizações

Atualizações de hardware e licenciamento de softwares sempre são processos caros que demandam muitos esforços. A parte boa? Com a computação em nuvem este problema deixou de existir. Afinal, com as vendas de software e hardware como serviços, a empresa garante a última versão de seus programas em todos os dispositivos.
Agora, se a sua empresa é pequena e não possui recursos para ter um data center, há outra solução – e que ainda vale a pena. A contratação de serviços de processamento remoto. Ou seja, você tem acesso às atualizações, sem precisar se preocupar com o investimento em hardware.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...