Como ter um e-commerce de sucesso?

Ecommerce_sales
Empreendedorismo | 16 de fevereiro de 2016 |

O comércio eletrônico no Brasil não para de crescer – mesmo com a recessão econômica, a estimativa é que as vendas aumentem 10% até 2017, segundo consultorias especializadas. O sucesso é tão grande que muitas empresas investem integralmente no e-commerce, e, só após obter êxito no online, arriscam-se nas lojas físicas, praticando o Omni-Channel.

Pensando em auxiliar as PME’s a adentrarem ao mundo de vendas eletrônicas, fizemos um guia básico de como obter um e-commerce de peso. Mas, antes de começarmos, vale ressaltar: não é porque o comércio é estritamente online que não é necessário dedicação, trabalho e comprometimento. Estes são ingredientes primordiais.

Estabeleça um processo curto para a compra

O cliente precisa achar todos os passos práticos. Ou seja: desde a procura do produto desejado, até o cadastro e a finalização da compra. Por isso, faça uso de filtros de busca úteis, estabeleça uma ordem lógica e desenvolva um formulário simples e objetivo – em parceria com o Facebook, por exemplo, assim o cliente evita de preencher alguns campos, pegando os dados automaticamente da rede social. Além disso, ofereça a possibilidade de armazenamento de dados para compras futuras.

Garanta feedbacks de cada produto

Nas compras online, o consumidor possui muitas incertezas. Por isso, quanto mais clareza e segurança, melhor. Um bom meio de atingir este objetivo é proporcionar feedbacks dos produtos, feito pelos próprios usuários. Além disso, estabeleça mensagens constantes para o cliente saber se a compra está dando certo ou não.

Invista em uma boa imagem

Muitos dizem que a imagem é tudo, em uma compra online ela realmente conta bastante. Um site bem estruturado, que converse harmoniosamente com o cliente, transmite segurança. Por isso, a produção deve ser muito bem feita e pensada – inclusive para o nome e a logomarca. Outro ponto importante é oferecer fotos boas e de diversos ângulos dos produtos. Uma alternativa é humanizar as fotografias, criando um laço com o consumidor.

Demonstre segurança

Para os sites de vendas online há recomendações e leis específicas para garantir segurança aos compradores. O CNPJ e a razão social do empreendimento devem estar sempre visíveis no site. Além disso, contatos da empresa ou formas de localizá-la também dão estabilidade e confiança ao cliente na hora da compra. Por fim, selos de segurança e políticas de troca devem ser claras – e as regras cumpridas.

Tenha uma boa logística

O pós-compra deve ser tão satisfatório quanto o ato em si. Por exemplo, disponibilizar um número para rastrear o produto é importantíssimo para tranqüilizar o cliente – além de poupar um bom tempo da empresa realizando SAC-. Além disso, entregar a mercadoria no prazo estipulado é regra básica e fundamental. Mesmo no comércio online é necessário ter controle de estoque e uma logística de ponta. Na hora do envio, o produto deve ser bem embalado e conter um cartão da loja, para fixar a marca. E, quem sabe, acrescentar um brinde devido à primeira compra, isso faz com que o cliente se sinta especial e possa retornar ao seu site.

Não existe uma fórmula mágica para o e-commerce, mas planejar, obter capacitação e conhecer o mercado são etapas essenciais para o sucesso no ramo. E não se esqueça: aja sempre com seriedade perante os consumidores.

 

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...