Como orientar o processo de inovação da sua empresa em diferentes áreas

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Empreendedorismo | 12 de julho de 2016 |

A inovação já é um dos segredos para uma empresa ser bem sucedida atualmente. Estar alinhado com as novas formas de contratar, interagir com os clientes e até mesmo de vender é imprescindível nessa geração que prioriza o uso das novas tecnologias. O problema é que são poucas as pessoas que sabem como inovar ou mesmo como implementar essas inovações nos negócios.

Pensando nisso, desenvolvemos algumas maneiras de orientar esse processo em três áreas distintas: RH, marketing e comercial. Confira abaixo.

Recursos Humanos

Não são só as empresas que vêm mudando. A maneira como as pessoas se comunicam, compartilham conhecimento e buscam empregos também está se transformando. Uma das inovações que já são realidade no mundo corporativo são as novas ferramentas e aplicativos de RH que facilitam o recrutamento de novos colaboradores por meio das redes sociais.

Outro ponto relacionado à área são os feedbacks. Inserir aplicativos para medir a produtividade e o desempenho dos funcionários já reformula o modo de avaliá-los. Afinal, os colaboradores podem receber o reconhecimento ou pontos para melhorar em tempo real, e você, gestor, tem uma visão integral da situação.

Marketing

Uma das responsabilidades da área de marketing é a de planejar ações para identificar as necessidades dos clientes, do público ou do mercado-alvo e oferecer soluções que lhes satisfaçam – e, de quebra, que sejam mais eficazes que as da concorrência. Com essa missão, não tem como se distanciar das mudanças da sociedade e implantar novos métodos compreendendo as inovações que estão por aí, certo?

Um bom começo é entender a importância do engajamento do cliente, e, para isso, a computação em nuvem é uma ótima aliada. Com ela, o time de marketing não só tem acesso aos resultados de cada campanha como também consegue aproveitar a quantidade infindável de informação e transformá-la em decisões mais rápidas e assertivas para fazer alterações visando um maior alinhamento com o público-alvo.

Comercial

Muitas pessoas se perguntam a importância de inovar em vendas. Bom, vamos lá: é necessário porque o contexto de negócios muda. Prospectar clientes e entregar o produto (ou serviço) da mesma maneira por anos e esperar que os resultados sejam satisfatórios é algo que beira o impossível. Os clientes buscam por diferenciação, exclusividade e destaque entre os concorrentes.

Por isso, mais uma vez, a computação na nuvem pode ser muito útil para entender o que realmente o seu público-alvo busca de você e da sua empresa. Cruzando os dados, por meio de big data, você consegue direcionar para qual área é mais interessante ir em busca de novos negócios fechados.

Esses são alguns dos pontos para a sua empresa começar a trazer inovações para dentro do negócio. Conte para a gente como está sendo este processo.

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