Como organizar suas tarefas diárias

CAPA TAREFA

Já ensinamos como ter uma vida mais organizada, mostramos como montar um escritório pequeno, e até fizemos um teste para você descobrir se é desorganizado. Mas e suas tarefas? Você sabe como organizá-las?

Sabe quando você faz diversas coisas durante o dia, mas quando chega no fim do expediente você está com a sensação de não ter feito nada? Nós sabemos exatamente o que você precisa fazer!

TENHA UMA AGENDA!

Pode ser diária, semanal e até mensal, mas use uma agenda. Só você sabe a melhor forma de se organizar, então escolha bem o seu tipo de agenda!

A intenção aqui, alem de anotar suas tarefas do dia, é você controlar seus horários.

E mais, engana-se quem pensa que agenda só se compra no inicio do ano, você pode começar a utilizar hoje mesmo.

LISTAS

Você já deve ter ouvido várias e várias vezes que fazer listas ajuda na hora de organizar as tarefas. Ok, mas você costuma colocar horários exigidos em cada processo?

Por exemplo:

– 9h30 às 10h00: responder e-mails antigos.

-10h às 11h30: responder novos e-mails.

– 11h30 às 12h: finalizar relatório

Claro, ao concluir a tarefa, você pode colocar um OK, para chegar no final do dia e você não ficar com aquela sensação de “eu fiz tanta coisa, mas ao mesmo tempo não fiz nada :/”

DEFINA PRIORIDADES

Quando se tem muitas tarefas para um dia só, fica difícil escolher qual delas deve ser feita primeiro. Mas como você já criou uma lista com todas os afazeres, você pode selecionar 3 mais importantes, ou separá-las por categoria:

Tarefas em andamento. São aquelas que nunca saem da agenda, por exemplo responder e-mail, fazer ligações, compromissos diários com seu líder, etc…

Projetos em andamento. Aqui são aquelas tarefas que precisam de certo tempo para ficarem prontas, por exemplo relatórios mensais, planos de análise, etc…

Importante ≠ urgente. Aquilo que for urgente, você deve realizar primeiro, pois exige menos tempo para realizar. Importante, talvez você possa fazer com mais calma.

PICOS DE PRODUTIVIDADE

Seria interessante você descobrir os horários que tem mais concentração. Assim você consegue realizar e concluir as tarefas que exigem mais foco.

DESCANSE

Sim, também é importante você se dar uns minutinhos para descanso. O ideial é você tirar 15 minutos para cada 1h30 trabalhada. Ou 7 minutos para 20 minutos trabalhados!

DICAS EXTRAS:

Adiou muitas vezes um compromisso? Tire isso da frente!

Analise suas tarefas. Realmente todos os afazeres é de sua responsabilidade?

Peça ajuda. Não há mal nenhum trocar uma ideia sobre suas sua rotina com seu líder. Comunicação é tudo.

Use um caderno para anotar novas tarefas que aparecem ao longo do dia.

Deixe o trabalho divertido. Tome um café, ouça uma música, faça pausas.

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