Como o RH ensina?

Alex_3
Vida profissional | 13 de outubro de 2015 |

Desde o começo da vida, a maneira mais clássica que conhecemos de ensino é a sala de aula. Nas empresas, esse meio de aprendizagem também é o mais explorado pelas áreas de Recursos Humanos como forma de disseminar conhecimento, desenvolver competências e orientar comportamentos.

Além de criar programas de capacitação para potencializar e orientar os colaboradores ao atingimento dos objetivos e metas da empresa, o RH se depara com outros pontos como perdurar o conhecimento adquirido, medir o que foi aprendido e o reflexo no resultado da empresa para justificar o investimento.

No decorrer da minha vida profissional, a forma como mais aprendi e apreendi foi a prática, que defino como nossas vivências profissionais e pessoais que incorporam nossas possibilidades de respostas para problemas e soluções. Estou seguro que isso significa que podemos aprender por influência.

Um profissional de RH que é congruente em relação a sua fala e comportamento e que realmente vive e se reconhece nos valores organizacionais poderá ensinar e influenciar de forma positiva e eficiente. Essa é uma missão e desafio que percorre caminhos interessantes.

Quando o próprio profissional de RH é quem compartilha um conhecimento em sala de aula, ele possui a vantagem de poder trabalhar e fazer conexões dos conhecimentos ensinados em suas interações diárias como reuniões estratégicas, mediação de relação, avaliações e até em conversas informais na hora do café.

A aprendizagem pode ser vista como um movimento de mudança, uma vez que saímos do espaço cômodo de tudo aquilo que sabemos para outro universo de coisas que sabemos que não sabemos e podemos avançar para a esfera daquilo que não sabíamos que sabíamos. O profissional de Recursos Humanos como meio de ensino é também agente de mudança.

Capacitar nossas áreas de Recursos Humanos para serem agentes de mudança significa preparar a organização para os desafios constantes que vivemos e potencializar as capacidades de respostas dos colaboradores, desenvolvendo uma empresa que aprende e ensina. E esse é nosso objetivo aqui, na Staples.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...