Como montar uma conta no LinkedIn para conseguir um emprego

linkedinn
Tecnologia, Vida profissional | 9 de junho de 2016 |

Ter apenas um currículo bem montado não é mais suficiente para se destacar no mercado. É importante ter conexões em diferentes cantos, pessoas que conheçam seu trabalho, e por isso o LinkedIn é tão atrativo. Ele reúne tudo isso em apenas uma plataforma e ainda te dá uma maior visibilidade aos olhos de empregadores que não necessariamente tenham algum contato direto com você.

Dito isso, é importante saber montar seu perfil, com a foto certa e a melhor descrição, além, é claro, de usar as ferramentas do LinkedIn da melhor maneira possível.

A foto de perfil

Use uma foto profissional, com uma boa iluminação, em que seu rosto apareça claramente. O conteúdo do seu perfil é importante, mas a foto, seu cartão de visitas em qualquer rede social, é uma das coisas que mais impacta em quem se depara com seu perfil pela primeira vez. Além disso, com a possibilidade de usar uma foto de capa, você pode aprimorar ainda mais o visual de sua conta. E por falar nela, deve ser neutra. Não coloque algo muito pessoal, como uma foto de viagem, ou gatinhos da internet, escolha algo mais padrão. 

Título profissional e resumo

Abaixo de seu nome no LinkedIn, você tem a opção de colocar seu título profissional. Inclua neste campo a sua função, que será uma palavra-chave para buscas, e a empresa em que você trabalha ou trabalhou mais recentemente. Já no resumo, faça uma boa apresentação com seus interesses profissionais, sua área de atuação, as coisas que te motivam no campo em que você atua e, mais uma vez, reforce as informações de contato presentes em outros cantos de seu perfil.

Preencha outros campos

Quanto mais completo seus dados em seu currículo, melhor! Coloque detalhes sobre sua formação escolar e acadêmica e cada projeto bacana que você fez durante este período. Na vida profissional, a mesma coisa. Participou de algum programa diferente em uma das empresas pela qual passou? Inclua isso em sua página do LinkedIn.

Interaja
Com tudo montado, é hora de seguir páginas de empresas e de pessoas influentes em sua área profissional. Estabeleça o máximo de conexões possíveis com outros profissionais, como ex-chefes e colegas de trabalho ou até mesmo pessoas que apenas tenham a ver com sua área. Conexões nunca são demais. Alem disso, mostre-se interessado, compartilhe ou curta conteúdos que sejam relevantes para você. 

Peça recomendações

Não é feio pedir recomendações, e vale a pena aproveitar as relações boas que você construiu ao longo de sua carreira. Especialmente se um de seus chefes, com quem desempenhou um bom trabalho, tiver um perfil influente dentro da rede social.

Postas todas essas dicas, não adianta caprichar na hora de montar o perfil e abandoná-lo lá! Redes sociais são dinâmicas, e o LinkedIn não é diferente. Sempre que fizer algo bacana que possa contar em seu currículo ou em parte de seu perfil, mantenha sua conta atualizada. E, claro, visite o LinkedIn! Navegue por diferentes contas, observando possíveis novas conexões. Não é garantia de que tudo isso fará você conseguir o trabalho dos sonhos, mas certamente aumenta (e muito) suas chances de alcançá-lo.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...