Como manter a produtividade no último mês do ano

1B4A3962[1]
Vida profissional | 8 de dezembro de 2015 |

O mês de dezembro é uma época repleta de distrações para os profissionais. Celebrações nas empresas, início das férias escolares, Happy Hours de equipes com os famosos amigos secretos, além do início do verão e aquela vontade de estar na praia ou na piscina. É comum em muitas empresas que a baixa de pedidos de clientes ocorra, principalmente entre o Natal e o Ano Novo. Esses são dias mais difíceis, pois a expectativa das festas pode prejudicar o foco de trabalho.

Em um ano conturbado para a maioria das empresas, estas distrações preocupam muitos empresários uma vez que podem representar uma diminuição na energia dos funcionários, baixando a produtividade e impactando os negócios.

Acredito que a produtividade é algo que devemos trabalhar no cotidiano e durante o ano todo, mas reconheço que com os filhos de férias na casa da avó, alguns colegas postando fotos da praia e o sol iluminando e aquecendo os escritórios, acabamos nos distraindo ainda mais.

Penso que foco e organização sempre serão aliados para que possamos seguir com a mesma energia, produzir ideias e concluir objetivos. Então, minha primeira dica é estarmos alinhados com nossos líderes a respeito dos objetivos das ultimas semanas do ano e organizando um cronograma efetivo de atividades. Dessa forma podemos manter o foco e nos sentirmos produtivos, mesmo em um mês que se diz perdido.

Outra dica é aproveitar esses dias para, em equipe, organizar as gavetas, jogar fora o que não se usa, realizar braimstorm das ações e atividades do plano do próximo ano, e incentivar conversas para reconhecer as conquistas do ano e aprender com o que não funcionou. Mudar a rotina nesses dias, realizar algo simples e de valor, podem inclusive ajudar a “sair da caixa” e ter uma visão e solução diferente de problemas antigos.

É momento de celebrar, mas também de aprender e construir.

Alexandre Fleury

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...