Como colocar em prática uma ideia que aparenta ser difícil de executar

plan-1725510_1280
Empreendedorismo | 27 de dezembro de 2016 |

Ser empreendedor passa por muitas barreiras. Pensar em algo inovador, conseguir o capital necessário, traçar um planejamento e colocar em prática são alguns deles. No entanto, muitas vezes, os futuros empresários encontram problemas seríssimos durante a fase de execução, seja por medo ou falta de preparo. Por isso, separamos este passo a passo para facilitar o processo e fazer com que você, empreendedor, sinta-se mais seguro ao apostar na criação do seu próprio negócio.

O passo a passo leva em conta o planejamento empresarial por meio da metodologia cíclica do PDCA (sigla em inglês para plan; do; check; action – em tradução literal: planejar, executar, checar e agir). Este ciclo foi criado, na década de 20, por Walter Andrew Shewart e popularizado pelo professor William Edwards Deming, na década de 50, e promete colocar em prática qualquer ideia e, para as empresas já consolidadas, visa melhorar a gestão através do controle eficiente de processos e atividades internas e externas, padronizando informações e minimizando as chances de erros na tomada de decisões importantes.

Confira o passo a passo:

Planejamento: Uma ideia precisa ser acompanhada por um projeto, um projeto só pode ser posto em prática por meio de um planejamento bem elaborado. Este planejamento é primordial para dar continuidade ao ciclo PDCA, pois impede falhas futuras e gera um enorme ganho de tempo. Nele, insira a missão da sua futura empresa, a visão e os valores dela. Além disso, estabeleça metas e objetivos, definindo o melhor caminho para atingi-los.

Execução: Após fazer um planejamento detalhado, é hora de coloca-lo em prática pela primeira vez. Lembre-se de executá-lo à risca. Treine os funcionários, entregue o produto ou a solução prevista e, no fim, colha os dados para avaliar posteriormente.

Checagem: A partir dos dados colhidos na fase da execução, é o momento de identificar as brechas e falhas do seu projeto. Para isso que serve a checagem. Com ela, você conseguirá, ao fim, ajustar o necessário e acertar determinados pontos que só é possível enxergar na hora da execução. Com isso, terá certeza que o trabalho será bem feito.

Ação: Com as checagens é chegada a hora de colocar sua empresa em ação para valer. Corrija os erros e comece, de fato, a sua empresa.

Por fim, é importante ressaltar que o ciclo PDCA deve tornar-se uma constante dentro da empresa, afinal este passo a passo pode ser utilizado em qualquer momento do seu negócio. E agora, sente-se mais confiante para começar a colocar em prática sua ideia? Esperamos que sim!

 

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...