Como amenizar o estresse do trabalho? Confira métodos alternativos

staples foto final
Vida profissional | 22 de janeiro de 2016 |

O estresse devido ao excesso de trabalho tornou-se uma queixa bastante comum hoje em dia. Embora se pense nele como uma força exterior, na verdade, ele é a forma como as pessoas reagem internamente aos estímulos, seja pela pressão das multitarefas, ou da necessidade de rapidez e precisão nas atividades diárias, por exemplo.

Independente da causa ou motivo do estresse, o recomendável é sempre procurar alternativas para amenizá-lo, já que os danos causados pela síndrome acarretam em consequências gravíssimas para o corpo humano.

Pensando nisso, conversamos com a psicóloga Denise Abrahão, especializada em psicologia do trabalho, para descobrirmos três tratamentos alternativos – que não envolvam remédios- para amenizar o estresse.

Acupuntura

“Cada ponto utilizado na acupuntura mexe diretamente com uma região específica do cérebro. Isso faz com que os neurotransmissores responsáveis pelos sintomas do estresse sejam atingidos e consequentemente, amenizados. O processo é bem simples: quando a pessoa fica estressada por muito tempo, o corpo humano passa a fabricar cortisol em medidas anormais. O que a acupuntura faz é equilibrar as glândulas suprarrenais, responsáveis pelo cortisol, e restaurar o bem estar do paciente”, explica.

Ioga

“Ioga é uma prática de meditação que associa o bem-estar mental ao condicionamento físico. Mas o método pode trazer ainda mais benefícios como, por exemplo, a diminuição do estresse. Por ser uma terapia mais sensível ao corpo e a mente, o ioga ensina o aluno a aprender ver o estresse como algo controlável e a criar medidas preventivas quando ele chegar. Isso faz com que o seu corpo, a sua mente e o seu espírito levem a vida de uma maneira mais saudável e calma”.

Massagens

As massagens também são ótimas alternativas para diminuir o estresse, aumentar o bem-estar e também a sensação de relaxamento. Um dos estilos mais conhecidos é a massagem Shiatsu, que possui origem chinesa e trabalha com canais de energias traçados por todo o corpo humano. O método distribui a energia negativa – advinda do alto nível de estresse- de um local para diferentes pontos do corpo, equilibrando o organismo.

O estresse faz mal à saúde! Por isso, escolha o método mais adequado à sua rotina e tenha uma vida com mais bem-estar.

 

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...