Cinco hábitos que te tornarão mais produtivo no trabalho

produtividade

Quando pensamos em dicas para ser mais produtivo profissionalmente, a primeira coisa que pensamos é montar uma relação de práticas dentro do ambiente de trabalho, como uma lista de tarefas, manter a mesa organizada e reduzir as reuniões apenas para o tempo necessário. Entretanto, há uma série de outras coisas que podemos fazer para rendermos mais, e elas não precisam necessariamente estar atreladas apenas aos hábitos no local de trabalho. Separamos cinco delas.

Quebre as tarefas em tarefas menores

Quando se tem um objetivo muito complexo, encará-lo de uma vez pode gerar grande ansiedade. Pense: por onde começar? Tenha calma, respire e olhe para ele com outra perspectiva: mais exatamente, em pequenas tarefas. Dividir um grande afazer em vários outros menores te faz ver a tarefa em si como mais simples, torna tudo mais factível e ainda cria um sistema de recompensa em que você constantemente estará se sentindo bem com o que conquistou.

Limite distrações tecnológicas

Nós vivemos na era da informação, ela está sendo disputada o tempo todo por amigos, empresas, veículos de comunicação, e é muito fácil se perder nas tarefas do dia-a-dia em meio a tantas distrações em forma de notificação no celular. Diante disso, uma boa dica é manter o celular no silencioso e evitar abrir abas de redes sociais, reservando determinados momentos do dia para checar seus perfis. Duas vezes durante o expediente já são o suficiente.

Evite perfeccionismo

Procurar fazer o melhor trabalho possível é ótimo, porém, a busca pela perfeição pode ter um efeito completamente reverso, criando bloqueios mentais e de criatividade. Isso pode até te impossibilitar de fazer o que já está acostumado. Mais importante do que fazer o melhor trabalho possível é fazer o trabalho.

Trabalhe em turnos de 40 minutos, tirando pausas curtas

Da mesma maneira como o perfeccionismo não é exatamente o melhor dos caminhos para ir bem profissionalmente, trabalhar horas a fio também pode ser contraproducente, diminuindo sua concentração e até mesmo a qualidade do trabalho feito. Portanto, é uma boa ideia trabalhar em espaços de tempo limitados, como por 40 ou 50 minutos, e tirar uma pausa curta de cerca de três minutos entre esses períodos.

Acorde todos os dias na mesma hora

Não importa se você foi dormir muito tarde para terminar de ver aquele programa legal ou se está no meio de um final de semana, acostume-se a acordar sempre no mesmo horário e você verá a diferença que isso pode fazer na sua vida profissional (e pessoal, claro). Fazendo isso, você “configura” seu relógio biológico de tal maneira que, com o tempo, você pode conseguir até mesmo dispensar o despertador. Bons hábitos de sono ainda dão o bônus da energia extra durante o dia.

Pratique essas dicas e nos conte se deu certo. Temos certeza de que, naturalmente, você será mais produtivo.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...