Cinco estratégias para descomplicar a busca por um novo trabalho

entrepreneur-593371_960_720
Vida profissional | 6 de setembro de 2016 |

Processos seletivos tendem a ser muito desgastantes. São dezenas de entrevistas, e-mails, dinâmicas e diversas vezes todo o esforço não rende nem uma resposta do contratante. Além disso, a ansiedade de se realocar no mercado é um ingrediente extra para fazer com que cada etapa fique ainda mais conturbada.

Pensando nisso fomos em busca de algumas estratégias simples para tornar essa jornada mais organizada, rápida e eficiente. Confira.

Foco na área a ser escolhida

A pergunta de qual a vaga é a ideal para você talvez seja retórica, mas é bem importante – não vale qualquer uma que garanta um salário, heim? Ter este foco em mente no momento de procurar um novo emprego é fundamental para selecionar as que você tem mais chance de ser aprovado. Essa tarefa não é fácil, mas vale a pena, principalmente porque este é um exercício de autoconhecimento também, afinal você está se obrigando a ficar mais atento em relação às suas competências.

 Currículo a postos

Com a área definida, chegou o momento de reformatar o seu currículo. É isso mesmo. O documento deve ser claro, direto, sem foto e exaltar as suas qualidades para aquela oportunidade em específico. Outro ponto é utilizar palavras chaves relacionadas à vaga porque os recrutadores podem utilizar filtros eletrônicos.

Mãos à obra!

Com tudo pronto, chega a hora de fazer contato e mandar e-mails. Aproveite para colocar em prática o networking também, nessa hora a timidez pode atrapalhar, então não se sinta envergonhado de acionar os contatos e explorar sua rede.

 Defina um cronograma

Até na saga para conquistar um novo emprego, ter um cronograma é importante. Além disso, as datas ajudam a ter controle do progresso, a manter os contatos atualizados e verificar as respostas dos e-mails. Só cuidado com a cobrança, ser inconveniente com o recrutador não é a melhor opção possível.

Entrevista marcada, e agora?

O primeiro passo é se preparar muito bem para a entrevista. Procure informações sobre a empresa, o mercado, a vaga e também esteja pronto para justificar o porquê é o mais indicado para aquele cargo.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...