Cinco dicas para ser um líder melhor em 2017

baksa
Vida profissional | 20 de dezembro de 2016 |

O ano de 2016 já está chegando ao fim. Enquanto isso, 2017 já está batendo à porta com novas oportunidades e chances renovadas. Se você é o líder da sua empresa ou da sua área, por exemplo, e sente que pode melhorar em sua função, confira essas cinco dicas para ser visto como uma fonte de inspiração e exemplo para a sua equipe.

Culpa x Crédito

O bom líder é aquele que adota a máxima: “assumo a culpa, mas dou o crédito”. Isso porque a melhor maneira de reconhecer o bom trabalho de seus funcionários é, justamente, dar o crédito, afinal qualquer colaborador quer se sentir útil. Em contrapartida, a questão da culpa também mostra quem são os verdadeiros líderes. Ao invés de lançar a culpa por algo que deu errado em seu funcionário, mostre que a empresa e a sua própria liderança precisam melhorar. Em conjunto. Sempre.

Honestidade

Ser honesto com o momento e os objetivos futuros da empresa com seus funcionários os trazem para perto. Caso ao contrário, sempre terá boatos e eles tendem a atrapalhar a produtividade dos colaboradores. Seja transparente para dizer a verdade, mesmo que isso signifique que você tenha que ser o portador de más notícias.

Incentivo

Todos os colaboradores sabem a diferença entre ordens e incentivos. Um bom líder mostra de forma motivacional o que precisa ser feito. Além disso, usar da artimanha de incentivar faz com que os funcionários se sintam capazes e entusiasmados para novos desafios, enquanto as ordens só os deixam de mãos atadas. A confiança é a base de tudo.

Resiliência

Primeiramente, resiliência é, em poucas palavras, a capacidade que alguém tem de lidar com contratempos e de superá-los Transportando essa teoria para o dia a dia em uma empresa, a resiliência deve ser vista no líder, ou seja, seria a habilidade dele contornar as crises, transformações, prejuízos e outras eventualidades, adaptando-se a novos contextos. O líder é quem apoia os seus colaboradores a superarem os desafios.

Feedback

Conversar com os colaboradores e deixá-los a par sobre os seus desempenhos faz com que todos fiquem mais unidos e confiantes. Demonstre atenção e dê importância aos membros de sua equipe e, para isso, nada melhor do que os feedbacks. Invista nesta técnica.

Prontos para 2017? Nós, aqui da Staples, estamos ansiosos para as descobertas do próximo ano.

 

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...