Cinco dicas para diminuir o estresse no trabalho

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Vida profissional | 25 de outubro de 2016 |

Uma pesquisa realizada pela International Stress Managemente Association (Associação Internacional do Controle do Estresse) mostrou que o Brasil é o segundo país do mundo com o maior nível de estresse, decorrente do trabalho. De acordo com os resultados, a cada dez trabalhadores, três pelos menos sofrem da chamada síndrome de Burn Out, ou seja, esgotamento mental intenso causado por pressões no ambiente profissional.

Levando em conta este cenário, conversamos com a psicóloga Vilma Ornelas para enumerar cinco dicas para diminuir o estresse na rotina de trabalho. Confira.

Não tente controlar o incontrolável

Muitas pessoas têm como característica o perfeccionismo e a vontade de controlar tudo – inclusive o que foge do nosso controle, como os imprevistos e o comportamento de clientes, por exemplo. Segundo Vilma, essa necessidade de estar a par de tudo é uma fonte de estresse. Por isso, não tente controlar o incontrolável, foque naquilo que cabe a você e a sua função no trabalho.

Conte com o outro

Sozinho não se faz nada e, quando se faz, é muito mais complexo e desgastante, aumentando, portanto, o nível de estresse empregado em determinada tarefa. Por isso, procure cercar-se de pessoas positivas no ambiente de trabalho e na sua vida pessoal. Ter com quem desabafar e contar pode ajudá-lo a diminuir a tensão e enxergar saídas para os problemas. Busque ajuda sempre que necessário.

Identifique suas fontes de estresse

Engana-se quem acredita que sempre o estresse advém da grande quantidade de trabalho. Muitas vezes são os seus hábitos, atitudes e desculpas para procrastinar que fazem os prazos ficarem curtos e as demandas mais urgentes. Olhe para dentro de você e faça uma análise.

Mantenha seu senso de humor

O bom humor é um poderoso antídoto para o estresse. A risada ajuda seu corpo a aliviar a tensão física e o estresse, provocando a liberação de endorfinas, fortalecendo seu sistema imunológico e melhorando a sensação geral de bem-estar. Além disso, cultive bons hábitos: atividade física, alimentação balanceada, sono em dia, um tempo para você relaxar consigo mesmo para recarregar as baterias. São todas técnicas que colocam o seu corpo e sua mente em equilíbrio.

Respire

Você está se sentindo sobrecarregado, tenso ou ansioso? Respire. Exatamente! Parece algo simples, mas é extremamente poderoso. “Sente-se confortavelmente, feche os olhos, e inspire cinco segundos, segure e expire pelo nariz contando até dez. Repita cinco vezes”, explica Vilma.  Essa técnica vai ajudá-lo a relaxar e combater os sintomas da ansiedade, que são uma das causas do estresse.

 

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