Cinco dicas de como empreender mesmo sem nenhuma experiência

capa-microempresa
Empreendedorismo | 5 de outubro de 2016 |

Ter o seu próprio negócio já é uma das opções de carreira mais comum no Brasil. Isso mesmo, os brasileiros empreendem muito, mas, de vez em quando, esbarram em um desafio um tanto quanto complicado: a inexperiência. Afinal, como se jogar no mundo dos empresários, sem ter nenhuma bagagem na área de gestão?

O empreendedor e mentor Luiz Assunção afirma e confirma que é, sim, possível. Afinal, foi desse modo que alcançou o sucesso e hoje serve de exemplo para outras milhares de pessoas que desejam se tornar o seu próprio chefe.

“Quando eu resolvi ter o meu próprio negócio, eu não sabia nada sobre o assunto. Tive que colocar minha cara à tapa e deu certo. Muito certo. Hoje ministro palestras sobre empreender sem experiência e encorajo outros empreendedores a tirarem suas ideias do papel”, conta Luiz.

Confira cinco dicas de Luiz e faça parte você também da parcela brasileira de empreendedores.

Deixe o impulso de lado

Muitas vezes o impulso fala mais alto que a razão e colocamos nossa ideia em prática sem pensar. Empreender não pode ser algo feito às pressas, principalmente se lhe falta experiência. Por isso, analise com calma – e se possível contate especialistas- seu projeto, valide-o, tenha alguns protótipos e, aí sim, entre de cabeça no seu negócio.

Pesquise sobre o mercado

Depois de ter a certeza que a sua ideia vale a pena – isso será comprovado na fase de validação-, o passo mais importante antes de começar o seu próprio negócio é estudar o mercado em que você está entrando. É um mercado competitivo? Quais as fraquezas? E as dificuldades? Enfim, reúna o máximo de informações sobre o ramo. Assim você terá mais chances de ter um empreendimento lucrativo.

Pergunte, sempre

A experiência não é um fator decisivo, já a qualidade de não ter vergonha de perguntar, talvez seja. Sempre pergunte sobre algo que você desconhece, mas precisa realizar. No mundo dos negócios, a humildade de estar disposto a aprender pode significar chegar mais longe.

Construa relacionamentos

Perguntar está diretamente relacionado a outro ponto importantíssimo para quem quer empreender, mas não tem tanta experiência: construir laços e relacionamentos. O raciocínio é simples, afinal caso você não saiba resolver um determinado problema, mas tem um bom relacionamento com pessoas que possam lhe ajudar, já é um bom passo dado.

Não tenha medo de fracassar

Empreendedores experientes também falham. Por sinal, falhar não passa nem perto de ser um fracasso. Dentro do empreendedorismo, falhar é algo natural, significa simplesmente que você tentou. Caso aconteça, tente sempre tirar ensinamentos e aprendizados dos tropeços.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...