Atualize-se profissionalmente gastando pouco – ou nada

office-620817_1280

A mudança é um processo natural, inclusive no setor profissional. Ou seja: quem pretende se manter ativo no mercado de trabalho, com posições respeitadas e facilidade para acompanhar as transformações tecnológicas precisa se atualizar na área em que exerce.

Para Rodrigo Abletti, atualmente empreendedor e dono de uma startup de tecnologia graças aos cursos gratuitos de empreendedorismo criativo, os profissionais não buscam atualizações por comodidade, falta de tempo ou de recursos financeiros.  “O que as pessoas precisam entender é que para carreira tem que se dar um jeito, só não pode se acomodar. Caso o problema seja o tempo, as férias estão aí para isso também. Agora, se a desculpa for falta de dinheiro, eu já garanto que isso não é impedimento. E por experiência própria”, conta.

Uma das maneiras para aprimorar a especialização com pouco – ou nenhum gasto- são os cursos online e/ou presenciais. Muitas vezes eles são elaborados por universidades de renome de todas as partes do mundo e garantem certificados.

Principalmente em época de recessão econômica, que há demissões em massa e uma maior dificuldade para ser realocado no mercado de trabalho, essas alternativas inovadoras são muito bem quistas por gestores e contratantes. Confira três cursos conceituados – dois em português e um em inglês- que estão disponíveis ao longo de todo ano e o melhor: de forma gratuita.

Liderança, gestão de pessoas e do conhecimento para a inovação

Instituição: USP (Veduca)

Composto por 11 aulas em vídeo, o curso aborda toda a questão de gestão de pessoas. Além disso, mostra também alguns sistemas estratégicos e integrados, como captar e socializar os funcionários e a importância da valorização e estruturação de equipes.

Abordagens para gestão da inovação radical

Instituição: USP (Veduca)

O curso trabalha com temas como o processo da inovação (incremental e radical), abordagem e técnicas para geração de ideias, seleção e pré-financiamento de inovações e gestão de incertezas. Também é composto por 11 aulas em vídeo.

Solução criativa de problemas e tomada de decisões (em inglês)

Instituição: Delft University of Technology (edX)

O curso mostra como explorar sistemas complexos A partir desta problematizarão, explica como criar possíveis resoluções e decidir qual a mais efetiva.

Caso você queira ir além dos cursos, há ainda opções de palestras, workshops, TED’s e livros específicos para o setor profissional, aprofundando ainda mais o aprendizado e ampliando a visão de sua área de atuação. Esses são alguns dos caminhos, mas vale relembrar que o universo digital possibilita diversas alternativas. Encontre a que mais se encaixa em você.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...