Afinal, de onde surgiu o termo Black Friday?

Compras-online2
Empreendedorismo | 10 de novembro de 2015 |

A Staples, do lado de cá, está finalizando os preparativos para a Black Friday, que em 2015, será realizada no dia 27 de Novembro. No entanto, nós queremos muito mais que um dia de promoção, por isso a nossa Black Friday tem um gostinho especial: a Semana Black Friday. Durante os dias 23 a 29 deste mês você poderá aproveitar as grandes promoções tanto para comprar aquele produto para o escritório, com a Black Friday For Business, como também para antecipar as compras escolares, com a Black Friday For Studants.

Enquanto os descontos especiais não chegam, nós contamos para você: por que a Black Friday tem este nome?

Há quem afirme que a expressão foi criada no século XIX, quando duas instituições financeiras faliram no mesmo dia, em uma sexta-feira. No entanto, a teoria mais aceita, envolve os policiais da Filadélfia em meados da década de 60.

Por quê? Bem, o dia após o feriado de Ação de Graças era sinônimo de trabalho dobrado para os policiais do estado, já que a população aproveitava a folga prolongada para fazer compras de Natal e assistir às partidas de futebol. O resultado? Uma multidão nas ruas transformando o trânsito em caos. Os agentes da lei precisavam organizar esta bagunça e, por isso, apelidaram o dia de Black Friday (Sexta-feira Negra, em tradução literal).

Dor de cabeça para os policiais, mas, ao mesmo tempo, sonho para os lojistas, que passaram a fazer promoções para atrair quem passasse por lá. Unindo o útil ao agradável, a referência ao trânsito se expandiu e se tornou uma expressão local às ofertas, instaurando uma grande tradição.

Com a popularização da expressão e, principalmente, por ela ser pouco convidativa às compras, os comerciantes reclamavam – afinal, era um dia no qual eles faturavam muito. Foi então que começaram as reuniões com a prefeitura para firmar um novo nome para este dia de tráfego intenso. A recomendação foi assumir o nome Big Friday (Grande Sexta). O termo não pegou, mas os grandes descontos deram muito certo.

Da Filadélfia para o mundo

Na década de 70, outras cidades norte-americanas passaram a adotar o dia das superofertas e, tentando contornar o nome duvidoso, começaram a espalhar a ideia de que Black Friday fazia referência aos lucros das vendas, já que a cor preta representa um balanço positivo nos Estados Unidos – algo semelhante ao azul para os comerciantes brasileiros.

Atualmente, a Black Friday é considerada o maior dia de compras do ano e já ganhou o mundo. Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal e Brasil são alguns dos países que se aproveitam do grande sucesso norte-americano e têm as grandes ofertas em seus respectivos calendários.

E no Brasil…

Por aqui, o primeiro Black Friday aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. Nós fazemos parte desta celebração aos preços baixos desde 2012. Para nós já virou tradição e em 2015 não será diferente: em menos de três semanas, você poderá aproveitar os descontos exclusivos que a Staples preparou. Fique de olho!

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...