5 cursos gratuitos para começar a empreender

Computador_Estudo
Empreendedorismo, Vida profissional | 15 de junho de 2015 |

Tirar uma ideia do papel exige do empreendedor um profundo conhecimento sobre si mesmo, o mercado e as finanças. Do contrário, o novo projeto de vida pode resultar em frustração e dores de cabeça. Para a sorte do empreendedor do século 21, um grande número de novas tecnologias permitem aprender a qualquer hora e de qualquer lugar, a exemplo do que já acontece na hora de ouvir música com o Spotify ou de assistir a um filme no Netflix.

Esse novo nicho tem atraído a atenção de instituições de ensino e universidades famosas no mundo inteiro, que passaram a oferecer cursos online que podem ser feitos no ritmo que o aluno desejar. Alguns seguem o esquema tradicional de videoaulas, mas aqueles no formato MOOC (sigla em inglês para cursos online abertos e massivos) abrem espaço para maior interação com o professor e entre os próprios participantes. Independente da escolha, você só precisa encontrar qual se adapta melhor a sua rotina de estudos.

Abaixo, listamos cursos gratuitos para quem quer dar os primeiros passos no empreendedorismo:

Aprender a empreender – Sebrae: curso de 30 dias com 16 horas busca fornecer conhecimentos sobre o perfil empreendedor por meio da transmissão de conceitos sobre mercado, finanças e empreendedorismo.

Criação de plano de negócios – Iped: curso de 30 dias que leva o empreendedor a definir melhor seu negócio, entender as próprias fraquezas, elaborar plano de negócios, estabelecer parcerias e definir estratégias de vendas.

Ferramentas práticas para inovar – Endeavor: curso feito para quem está começando um novo negócio ensina a aplicar ferramentas como a matriz de inovação, o radar da inovação, a cadeia de valor, o brainstorming e o design thinking. Além disso, apresenta cases de empresas reais que conseguem aplicar esses conceitos diariamente.

O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor – Unicamp/ Coursera: ministrado por Paulo Lemos, professor da Unicamp, o curso dura dois meses, com uma nova sessão de uma hora por semana. Ele é destinado a quem já avançou no processo de identificação de uma oportunidade de um novo negócio.

Introdução ao Private Equity e Venture Capital para Empreendedores – FGV: com 40 horas, o curso mostra um panorama da indústria de fundos e traz todo o percurso até a obtenção de recursos para financiar sua ideia. Inclui estudos de caso.

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...