Nobreak, estabilizador e filtro de linha: entenda a diferença de uma vez

CAPA INFORMÁTICA
Produtos do seu jeito | 15 de agosto de 2016 |

Caiu a energia e você não lembra se salvou a ultima modificação do relatório. E agora? Esses equipamentos para eletrônicos podem te salvar nessas horas. Filtro de linha, nobreak e estabilizadores servem para proteger seu computador ou qualquer outro aparelho eletrônico da variação de rede elétrica.

Mas cada um deles tem uma função diferente, entenda aqui qual é o equipamento certo para sua necessidade.

FILTRO DE LINHA

Mais conhecidos como “régua”, é um dispositivo que permite mais de uma entrada por vez. Porem a função dele é outra. Equipado com indutores, capacitores, fusível e varistores, o objetivo é prevenir a passagem de altas correntes de energia para os aparelhos que estão conectado nele. O responsável por isso é o fúsil, que “corta” toda a energia que sustenta o filtro.

Já os capacitores e indutores, junto com os varistores “monitoram” a passagem de grandes picos de voltagem e altas freqüências produzidas, por exemplo, por ventiladores, fragmentadoras, etc…

ESTABILIZADOR

A principal função dos estabilizadores é corrigir a variação de tenção (tanto alta quanto baixa) existentes na rede elétrica, dando energia estabilizada (por isso o nome) para os equipamentos ligados a eles, como impressoras, monitores, caixas de som etc… fazendo com que amenize os problemas como a sub e sobretensção, ou seja, a entrada de energia deve ser sempre na mesma tenção que a saída.

Outra função é proteger contra surtos de tenção e ruídos da rede elétrica.

A diferença dele para o filtro de linha é um transformador que tem a função de modificar a tensão de entrada para o valor correto para o uso em computadores. Isto é, se a voltagem de um aparelho é 220 V, utiliza-se um estabilizador para converter a voltagem para 110 V.

NOBREAK

Além de proteger os equipamentos contra diversos problemas de rede elétrica, a principal função do nobreak é permitir energia contínua mesmo quando falta energia, e isso acontece devido a baterias internas. E quando acaba a luz (queda de energia), o equipamento não deixa seu computador desligar, assim você pode salvar o que estava fazendo e desligar corretamente, com segurança.

Agora ficou mais fácil de escolher seus equipamentos para eletrônicos. Tem alguma dúvida? Comente aí embaixo 😉

Continuar Lendo

Recomendados para você

Comentários

Newsletter
Carregando...